Pela primeira vez, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) utiliza um método não destrutivo (MND) na execução de uma obra de esgoto. Em vez de escavar valas para a colocação dos tubos, o que demandaria a interdição da via e um prazo maior para conclusão, a empresa responsável está usando uma broca com sonda, que perfura o solo internamente. Com essa tecnologia, o impacto no trânsito está sendo mínimo, garantindo que o fluxo de veículos siga normalmente.
O serviço foi iniciado na manhã desta quinta-feira (13) e consiste na interligação da rede de esgoto localizada na avenida dos Vinhedos, na altura do número 1.200, no bairro Morada da Colina. A obra prevê a instalação de 150 metros de tubos, com 160 mm de diâmetro, além da construção de um ponto de visita (PV).
“É um processo que causa impacto mínimo no entorno. Não será necessária a interdição total da avenida, que é uma importante via de deslocamento na região. E o tempo de trabalho será reduzido, pois não haverá necessidade de reaterro e recomposição asfáltica em toda a extensão da obra, apenas nos pontos que chamamos de ‘área de ataque’”, explicou o diretor de Esgotamento Sanitário do Dmae, Lucas Rocha.
A primeira etapa da obra consiste na interligação da caixa de passagem já existente até o novo PV, que ficará na entrada de uma faculdade. Já nesta sexta-feira (14), os trabalhos prosseguem, conectando o novo PV à caixa de passagem existente do outro lado da avenida.