O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), por meio do Núcleo de Coleta Seletiva (NCS), está promovendo o projeto “Porta a Porta”, uma iniciativa voltada para conscientizar e fortalecer a adesão da população à coleta seletiva. A ação, que teve início nesta semana, no bairro Jardim Patrícia, tem como objetivo incentivar a separação correta dos materiais recicláveis, promovendo o engajamento comunitário neste processo essencial para a sustentabilidade urbana.
Além do Jardim Patrícia, outros bairros também serão contemplados ao longo do projeto, incluindo Nossa Senhora das Graças, Roosevelt, Daniel Fonseca, Jaraguá, Pampulha, Lídice, Luizote, Marta Helena e Granja Marileusa. A iniciativa visa ampliar a participação da comunidade e fortalecer a coleta seletiva, contribuindo para a redução de resíduos encaminhados aos aterros sanitários e para a melhoria da qualidade ambiental.
A efetividade dessa prática depende diretamente da participação ativa da população. Por isso, o projeto “Porta a Porta”, do Dmae, aposta em um contato direto com os moradores, esclarecendo dúvidas e sensibilizando sobre os benefícios da reciclagem.
A metodologia do projeto inclui visitas domiciliares para dialogar com a comunidade, realizar breves entrevistas e compreender o nível de conhecimento e os desafios enfrentados pelos moradores em relação à separação dos resíduos. Além disso, os agentes também incentivam a participação ativa no Programa Municipal de Coleta Seletiva.
A previsão é de que até junho de 2025 o projeto tenha sido realizado em dez bairros da cidade, permitindo que novas estratégias sejam traçadas para ampliar ainda mais o impacto positivo da coleta seletiva em Uberlândia.