Paratletas e treinador de equipes da Prefeitura de Uberlândia – formadas por meio de parcerias entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Praia Clube – foram convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para participar de dois eventos que acontecerão nas próximas semanas no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo (SP). Um deles será a 1ª Fase de Treinamento de Jovens, entre 24 de fevereiro e 1º de março, e o outro será a 1ª Fase de Treinamento de Halterofilismo, entre 9 e 14 de março.
Para a 1ª Fase de Treinamento de Jovens, os convocados foram Gabriel Serafim, Lara Lima, Marco Túlio Cruz, Natália Costa e Nycollas Cunha, todos da equipe Futel/CDDU/Praia Clube, e o treinador Weverton Santos, profissional de educação física da Futel. Já para a 1ª Fase de Treinamento de Halterofilismo foram convocados Amanda Sousa, Caroline Fernandes, Edilândia Araújo, Lara Lima, Luciano Dantas, Marco Túlio Cruz, Mateus Silva, Valéria Santos, Ângela Teixeira e Fernanda Reis, todos da Futel/CDDU/Praia Clube, além de Tayana Medeiros (Futel/Praia Clube) e do treinador Weverton Santos.
“Nossos paratletas já começaram o ano muito bem, com duas importantes convocações feitas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Todos eles vivem um grande momento, seguem focados nos treinos e, certamente, terão um 2025 de muitas conquistas nacionais e internacionais”, afirmou a diretora de paradesporto da Futel, a profissional de educação física Fernanda Costa.
Resultados recentes
As equipes da Prefeitura e parceiros treinam no Sesi Gravatás e estão entre as principais potências do halterofilismo mundial. Entre as conquistas do ano passado, os destaques ficaram por conta das duas medalhas nos Jogos Paralímpicos de Paris: o ouro de Tayana Medeiros, que levantou 156 kg na categoria “Até 86 kg” e estabeleceu um novo recorde paralímpico, e o bronze de Lara Lima, que ergueu 109 kg na categoria “Até 41 kg”.
A Futel/CDDU/Praia Clube foi representada nos Jogos Paralímpicos por Mateus Assis (5º lugar na categoria “Até 107 kg”, ao erguer 212 kg) e por Caroline Fernandes (7º lugar na categoria “Até 79 kg”, ao levantar 128 kg), além do treinador Weverton Santos.
Outro destaque foi a conquista do heptacampeonato brasileiro de halterofilismo paralímpico pela Futel/CDDU/Praia Clube, que ainda teve o treinador Weverton Santos escolhido como o melhor treinador da competição.
Também em 2024, a equipe teve entre os resultados mais expressivos as 5 medalhas (2 de ouro, 1 de prata e 2 de bronze) na 2024 Para Powerlifting World Cup (em Tbilisi, na Geórgia) e 6 medalhas (4 de ouro, 1 de prata e 1 de bronze) na Para Powerlifting World Cup (em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos).