O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) realizou, na noite desta quinta-feira (20), a segunda Edição do projeto Casa com Minhoca. Organizada pela Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da autarquia, a iniciativa reuniu cerca de 80 pessoas que acompanharam a oficina sobre compostagem no auditório do Dmae.
O projeto Casa com Minhoca é mais uma ação do Dmae na missão de reaproveitar resíduos orgânicos que seriam encaminhados ao aterro sanitário, transformando-os em biofertilizantes através do processo de compostagem, promovendo educação ambiental e garantindo um futuro mais verde para todos.
“A compostagem é uma forma de reduzirmos os resíduos encaminhados ao aterro sanitário, e isso acaba gerando economia ao Município. O projeto Casa com Minhoca vem com essa pegada de apresentar e mostrar os benefícios do processo”, disse o coordenador da Gerência de Resíduos Sólidos do Dmae, Arthur Rosa.
Nesta segunda edição do projeto, os 50 primeiros inscritos receberam uma composteira doméstica, incentivando a reciclagem de resíduos orgânicos com produção de biofertilizante diretamente em suas casas. Todos os participantes poderão contar com o devido suporte e orientações necessárias para o uso correto das composteiras.
Um dos participantes do projeto Casa com Minhoca, nesta quinta-feira, foi o educador físico Cassio Dias. Satisfeito com a palestra de compostagem caseira, ele pretende retomar a reciclagem de resíduos sólidos em casa. “Foi um evento sensacional realizado pelo Dmae. Estou feliz com a oportunidade de voltar a compostar e sei que terei bons resultados”, disse.
Por que Compostar?
A compostagem é o processo de reciclagem de resíduos orgânicos, transformando-os em um composto rico em nutrientes que pode substituir fertilizantes químicos em hortas, jardins e plantações. Entre os principais benefícios estão:
- Redução de resíduos enviados aos aterros sanitários;
- Combate ao aquecimento global, ao diminuir a emissão de gases como o metano;
- Promoção da saúde do solo, com recuperação de áreas degradadas;
- Conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), que determina a responsabilidade compartilhada no manejo de resíduos orgânicos.
Para quem tiver interesse em informações sobre manejo, montagem e produção de composteira e o processo de compostagem, o Dmae disponibiliza, em seu site, uma cartilha explicando o passo-a-passo para um processo completo e com resultados satisfatórios.