Os moradores do bairro Elisson Prieto (Glória) que ainda não realizaram o cadastro para ligação regular de água pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) devem procurar a autarquia para adequar a situação. A autarquia já iniciou a notificação dos responsáveis por 178 imóveis (dos 2.028 existentes no bairro) que não se cadastraram e que têm de regularizar a situação em até 30 dias. O cadastramento para ligação regular começou a ser realizado ainda em agosto de 2023.
Conforme lei municipal 14.113 de 2023, os moradores do Élisson Prieto (Glória) estão isentos da tarifa de ligação da rede de água regular. A taxa, que custaria por volta de R$ 256, sai a custo zero para todos do bairro.
“O prazo dado pelo Dmae está encerrando e trabalhamos para que todos os imóveis estejam regularizados e que o fornecimento seja oferecido a todos. Nossa intenção é dar legalidade no processo beneficiando a todos os moradores”, afirmou a diretora financeira da autarquia, Simone Pacheco.
A diretora reforça a importância dessa regularização e ressalta que a interrupção do fornecimento para quem não se cadastrar pode ocorrer, uma vez que autarquia trabalhará para evitar a disseminação de ligações clandestinas. “Temos informações de que muitos daqueles que já se cadastraram, ao perceberem que outros utilizam água de forma irregular, recorrem à mesma prática”.
Para regularizar o serviço de abastecimento, os moradores devem realizar o cadastro o mais rápido possível. Para isso, basta comparecer, presencialmente, na plataforma de atendimento na sede do Dmae (avenida Rondon Pacheco, 6.b400, no bairro Tibery), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, portando seus documentos pessoais. No local, será preenchido um formulário para o início da regularização.
Desenvolvimento e dignidade
Após assumir o processo de regularização fundiária urbana (Reurb) da área de 63 hectares que ficou conhecida como Glória, a Cohab Minas firmou convênio com a Prefeitura de Uberlândia para cooperação técnica que viabilizasse e agilizasse obras de infraestrutura na localidade. Por meio desse acordo, que prevê repasses oriundos da Associação de Moradores do Bairro Élisson Prieto para a execução de cada serviço, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) implementou a infraestrutura de água potável para a região.
Paralelamente ao convênio, o Município implementou diversas melhorias com recursos próprios, como serviços de coleta de resíduos e limpeza e iluminação pública com lâmpadas de led (via PPP da Iluminação), entrega de unidade básica de saúde da família (a UBSF Glória) e escola municipal de educação infantil (Emei Ivo Zanatta) com capacidade para atender até 300 crianças de 4 meses a 5 anos. Neste início de 2025, foram entregues pela Prefeitura e Governo de Minas mais de 2 mil títulos de propriedade aos moradores do local.