As políticas públicas da Prefeitura de Uberlândia que beneficiam todos os segmentos da população, seguindo a diretriz do prefeito Paulo Sérgio, são referência estadual e nacional. Os atendimentos feitos pela Prefeitura de Uberlândia aos idosos despertou o interesse da administração pública de Paracatu (MG). Nesta quarta-feira (26), uma comitiva formada por secretários municipais, vereadores e membros de conselhos visitaram o Centro Educacional de Assistência Integrada ao Idoso (Ceai) do bairro Brasil, a Casa Dia e o Condomínio do Idoso do bairro Laranjeiras, mantidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e voltados para a população idosa.
Os Ceais são espaços que promovem mais qualidade de vida às pessoas idosas, fortalecendo seus vínculos familiares e comunitários. Nos equipamentos são oferecidas atividades artísticas, esportivas, recreativas e de lazer, como hidroginástica, violão, alongamento, alfabetização e informática básica. Atualmente, Uberlândia conta com cinco Ceais, localizados nos bairros Brasil, Laranjeiras, Luizote de Freitas, Guarani e Morumbi.
Na Casa Dia, que fica no bairro Brasil, os idosos que não têm condições de permanecer desacompanhados em seus domicílios, enquanto seus familiares estão trabalhando, recebem atendimentos e assistências na realização de suas necessidades básicas, reforçando o aspecto de segurança, autonomia, bem-estar e socialização.
Já o Condomínio do Idoso oferece moradia, segurança e qualidade de vida para idosos de baixa renda. As moradias contam com quarto, banheiro, sala e cozinha conjugadas, adaptadas às normas técnicas de acessibilidade e portaria 24 horas. No local, os moradores não pagam água, energia elétrica e aluguel. Em Uberlândia existem dois Condomínios do Idoso, localizados nos bairros Guarani e Laranjeiras.
“É motivo de orgulho a Prefeitura de Uberlândia ser referência também na área social. Estamos sempre de portas abertas para recebermos representantes de outros municípios que queiram conhecer nossos trabalhos”, disse a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Kátia Santiago Guimarães.