A Ouvidoria-Geral do Município promoveu, nesta quarta-feira (26), um treinamento com os servidores designados por cada secretaria e autarquia municipal que atuarão em conjunto com a OGM, diante das manifestações recebidas, referentes aos serviços públicos municipais. O treinamento foi realizado no auditório do Centro Administrativo Municipal e teve por objetivo alinhar práticas de trabalho e proporcionar um diálogo permanente, simplificado e direto entre a Ouvidoria e os servidores designados, facilitando o processo de resposta aos usuários.
A Ouvidoria-Geral do Município é um canal disponibilizado pelo governo municipal para quem deseja realizar alguma sugestão, elogio, solicitação, reclamação ou denúncia sobre políticas e serviços públicos. Ao receber a manifestação, o órgão responsável pela tratativa tem o prazo de 20 dias, prorrogável por igual período, para analisar, encaminhar às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração e responder à Ouvidoria. Em atendimento à lei 13.460/2017, a OGM deve oferecer ao cidadão resposta conclusiva no prazo total de 60 dias.
As manifestações podem ser feitas presencialmente na sede do setor, que fica na avenida Anselmo Alves dos Santos, 600, bloco 1, 3º piso, no bairro Santa Mônica, com atendimentos nos dias úteis, das 12h às 17h. Outras opções são por carta endereçada à sede do setor, e-mail ouvidoria@uberlandia.mg.gov.br, telefones 0800.942.0291 e 3239.2886 e o canal da Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação do Governo Federal (Fala.BR). Ao fazer sua manifestação, o cidadão pode optar por realizar um cadastro ou pelo anonimato. Entretanto, quem opta pelo anonimato não obtém um número de protocolo e resposta da ouvidoria para sua manifestação. Mais informações podem ser obtidas pelo Portal da Prefeitura, no link da Ouvidoria, que conta com os tópicos Publicações, Apresentação e Fale com a Ouvidoria, entre outros.