A Prefeitura de Uberlândia protocolou, na tarde desta quinta-feira (27), durante audiência pública realizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), documento elaborado em conjunto com a sociedade civil local contendo propostas de estruturação e modernização do Anel Viário Ayrton Senna (LMG-749) e trechos urbanos das BRs 365 e 050 na cidade. A proposta, entregue ao órgão federal pelo prefeito Paulo Sérgio e pelo secretário municipal de Infraestrutura, Guilherme Marques, é de que os locais apontados possam ser incluídos no contrato de concessão da Ecovias do Cerrado de forma que não haja cobrança de pedágio.
Entre as vantagens apresentadas para a medida estão: maior durabilidade do pavimento urbano, aumento da segurança no trânsito local e melhoria na qualidade de vida da população. “A ausência de investimentos estruturantes no Anel Viário Ayrton Senna tem gerado gargalos logísticos significativos, resultando em congestionamentos, desgaste acelerado do pavimento e aumento de acidentes. Os trechos das rodovias federais também se encontram em condições desgastadas devido ao intenso tráfego de veículos pesados, que não possuem alternativas de desvio. A reestruturação do Anel Viário Ayrton Senna viabilizaria uma nova rota para esse tráfego, retirando-o do perímetro urbano. Assim, a inclusão dos trechos em contrato de concessão permitirá a implementação das melhorias necessárias, assegurando infraestrutura adequada e segurança viária”, apontou o secretário Guilherme Marques.

O contrato de concessão está em fase de consulta pública, até o dia 21 de março. O Anel Viário Ayrton Senna, sob jurisdição do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), desempenha um papel essencial na conexão entre as BRs 365 e 050, garantindo maior fluidez no transporte e contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico de Uberlândia e municípios vizinhos.
O documento elaborado e protocolado apresenta as seguintes propostas a serem implementadas para garantir estrutura adequada ao Anel Viário:
· Duplicação de todo o Anel Viário, para ampliar a capacidade de tráfego e reduzir congestionamentos;
· Recuperação e revitalização do pavimento existente, garantindo melhor trafegabilidade e conforto aos usuários;
· Adequação de Obra de Arte Especial (OAE) para recebimento de futuro eixo rodoviário sobre ferrovia desativada;
· Duplicação de uma ponte sobre o Rio Uberabinha, essencial para a continuidade da via sem interrupções ou afunilamentos em função da duplicação do trecho;
· Construção de uma OAE na projeção do sistema viário que interligará os bairros Taiaman e Guarani;
· Construção de uma OAE no entroncamento do Anel Viário com a avenida Airton Borges, facilitando o acesso ao Polo Moveleiro e incentivando o desenvolvimento econômico local;
· Construção de uma OAE no entroncamento com a avenida Antônio Thomaz Ferreira de Rezende, melhorando o fluxo viário e reduzindo riscos de acidentes;
· Construção de uma OAE e melhorias no entroncamento com as avenidas Taylor Silva e dos Taróis (acesso ao bairro Tocantins), promovendo a integração viária e beneficiando diretamente milhares de moradores;
· Melhorias no equipamento viário de interligação entre o Anel Viário e a BR-365, permitindo maior fluidez no tráfego de longa distância e transporte de cargas;
· Iluminação Pública com led ao longo de todo o trecho, permitindo maior segurança no tráfego e visibilidade para o trânsito noturno.