Com objetivo de descentralizar o atendimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Uberlândia e estimular ainda mais o mercado de trabalho, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, dará continuidade na ação do Sine nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) este ano. Abrangente e inclusivo, o projeto visa facilitar o acesso de todos os cidadãos às vagas de emprego disponíveis na plataforma. As ofertas de vagas, por exemplo, incluem oportunidades para todos os níveis de escolaridade, trabalhadores sem experiência e Pessoas com Deficiência (PcD) e estarão disponíveis em vários segmentos como indústria, comércio, serviços, construção civil e agronegócios.
Em 2024, por meio desta ação, 1.900 vagas foram disponibilizadas com a inserção de centenas de pessoas no mercado de trabalho formal nas 30 empresas parceiras. Já em 2025, o projeto terá início na próxima semana, na terça (11) e quarta (12), no Cras São Jorge e, no decorrer dos próximos meses, sempre às terças e quartas-feiras, das 13h às 17h, passando por outras unidades, obedecendo um cronograma estabelecido (confira abaixo) com a participação de empresas de diversos setores. As próprias empresas vão realizar os processos seletivos.
Em 2025, mais uma vez, a ação contará com a oferta de milhares de postos de trabalho nos setores da indústria, comércio, serviços, construção civil e agronegócio. Serão disponibilizadas vagas como auxiliar de logística, auxiliar administrativo, atendente de lojas e mercados, atendente de telemarketing, cozinheiro, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, enfermeiro, motorista de caminhão, pedreiro e servente de obras, entre outros.
Na oportunidade, os interessados nas vagas de trabalho que o Sine de Uberlândia intermediará deverão apresentar os seguintes documentos: carteira de trabalho, carteira de identidade, CPF e currículo. Além do processo seletivo realizado pelas empresas, o trabalhador também terá à disposição os serviços de orientação profissional, elaboração de currículo, atendimento sobre seguro-desemprego e informações sobre carteira de trabalho digital. A ação não afetará o atendimento na nova sede do Sine, localizada na praça Tubal Vilela, 60, no Centro, que seguirá com o expediente de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Abaixo, a programação do Sine descentralizado até agosto deste ano. O atendimento é sempre das 13h às 17h:
Março
- Dias 11 e 12: Cras São Jorge, rua Ângelo Cunha, 387
- Dias 18 e 19: Cras Jardim Canaã, rua Calixto Felipe Milken, 485
Abril
- Dias 1º e 02: Cras Jardim Brasília, rua Globo, 515
- Dias 15 e 16: Cras Pequis, rua Wilson Rodrigues da Silva, 940
- Dias 29 e 30: Cras Shopping Park, rua Juvenília Mota Leite, 700
Maio
- Dias 13 e 14: Cras Mansour, rua Rio Uaupés, 36
- Dias 27 e 28: Cras Morumbi, rua Felipe Calixto Milken, 157
Junho
- Dias 10 e 11: Cras Jardim Célia, rua dos Sininhos, 35
- Dias 24 e 25: Cras Custódio Pereira, rua Luís Vieira Tavares, 1.199
Julho
- Dias 08 e 09: Cras Campo Alegre, rua Cordilheira dos Andes, 1.015
- Dias 22 e 23: Cras Tocantins, rua Renato José Luiz, 90
Agosto
- Dias 05 e 06: Cras Marta Helena, rua República do Piratini, 234
- Dia 19: Cras Tapuirama, rua José Pedro Abalém, 1.122