Com a premissa de que a educação é um espaço de infinitas possibilidades, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Uberlândia, está desenvolvendo o programa “Educação Empreendedora – Protagonismo Estudantil”. A iniciativa acontece junto a turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas municipais. Nesta semana, teve início a formação dos professores que irão desenvolver atividades junto aos estudantes.
A formação dos professores será feita durante seis encontros com quatro horas de duração, totalizando 24 horas após a conclusão do curso, prevista para acontecer no mês de abril. Com ela, os educadores passarão a ser multiplicadores dos saberes junto aos alunos.
“Estamos preparando nossos profissionais para atuarem junto aos estudantes com amplo conhecimento e apoio da Secretaria Municipal de Educação e do Sebrae”, disse a secretária municipal de Educação, Tania Toledo.
A Educação Empreendedora é considerada essencial pelos educadores para preparar os alunos para os desafios do futuro. Com a formação, os profissionais da rede municipal de ensino de Uberlândia terão instruções sobre como tornar o ambiente escolar mais atrativo, fortalecer habilidades empreendedoras e estimular o pensamento crítico, a autonomia e o protagonismo dos estudantes, sempre de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Ministério da Educação (MEC). Diversos temas poderão ser abordados junto aos alunos, mas, entre eles, destacam-se princípios de cidadania, projetos para vida e carreira dos estudantes, ética, sustentabilidade, inovação, cultura digital, educação financeira e cooperativismo.