Durante todo este mês de março, das 8h às 17h, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) promoverá a exposição “Águas que Contam Histórias: a conexão entre arte e natureza”, reunindo obras de diversos artistas que já expuseram no espaço cultural da autarquia. A mostra, que acontecerá no Foyer do Dmae, localizado na avenida Rondon Pacheco, 6.400, convida o público a refletir sobre a importância da água e sua conexão com a arte e faz parte da Semana Mundial da Água, que foi aberta oficialmente pela Prefeitura de Uberlândia e o Dmae, nesta segunda (17), e acontece entre os dias 17 e 22 de março.
Com cerca de 30 dias para desenvolver suas criações, os artistas trouxeram interpretações únicas e sensíveis sobre esse elemento essencial à vida. As obras abrangem diferentes estilos e técnicas, do abstrato ao grafite, passando pelo clássico e pela aquarela, proporcionando ao público uma experiência visual rica e diversificada. “Nosso objetivo com essa exposição é sensibilizar os visitantes sobre a importância vital da água e a necessidade de sua preservação. Cada obra conta uma história e nos faz refletir sobre o impacto desse recurso em nossas vidas”, destacou a supervisora do Programa Escola Água Cidadã (Peac) do Dmae, Priscilla Petrocelli.
Entre as obras expostas, destacam-se “Pálido Ponto Azul”, de Wellington Inocêncio, “Cerejeira Beira Mar” e “Águas Tranquilas”, ambas de Osório Gimenes, além de “Água é Vida”, de Arlen Costa de Paula. A artista Regina Frauendorf expõe “Quietude das Águas, 2023”. Alexandre França apresenta “Rio e Cachoeira”. E o renomado artista urbano Dequete também participa da mostra com a realização, nesta terça (18), de um graffiti na Estação de Tratamento de Água (ETA) Bom Jardim. A exposição “Águas que Contam Histórias: a conexão entre arte e natureza” ainda conta com a presença de Beth Shimaru, trazendo sua visão artística sobre a temática da água.
Para complementar a exposição, um poema inédito foi elaborado para agregar uma camada poética à experiência, conectando-se ao tema do evento deste ano: a relação entre arte e natureza.
Águas que Contam Histórias
No sussurro do rio, memórias dançam,
segredos antigos em gotas se lançam.
Cores do céu no espelho refletido,
arte e natureza num quadro infinito.
Cada onda canta, cada gota chora,
lembranças do tempo que a terra implora.
Se a fonte secar, o que será?
Um mundo sem sonhos, sem mar, sem lar.
Preserva a corrente, escuta a canção,
nas águas da vida pulsa o coração.
Semana da Água
A exposição “Águas que Contam Histórias: a conexão entre arte e natureza” faz parte da Semana Mundial da Água, que acontece entre os dias 17 e 22 de março, promovendo uma série de atividades culturais, educativas e ambientais. A iniciativa reforça o compromisso do Dmae com a preservação dos recursos hídricos e o incentivo à conscientização ambiental por meio da arte.
As ações, realizadas pelo Peac do Dmae em parceria com a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Sustentabilidade e entidades públicas e privadas, contam com uma programação que envolve atividades ambientais, educacionais e culturais na sede do Dmae, Museu da Água, ETA Capim Branco, Fazenda Olhos D’água e Parque Pau Furado. Confira a programação completa da Semana da Água clicando aqui.