A equipe da Prefeitura de Uberlândia – formada por meio da parceria entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) e Praia Clube – conquistou 8 medalhas (6 de ouro e 2 de prata) na 1ª Etapa do Circuito Aberto de Atletismo, realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP), nesta sexta (21) e neste sábado (22).
As medalhas foram conquistadas por Fernando Santos (ouro no arremesso de peso e no lançamento de dardo), Gibson Silva (ouro nos 200 e nos 400 metros rasos), Kenned Justino (ouro no lançamento de dardo), Marcos Huanitto (ouro nos 1.500 metros rasos), Mariane Silva (prata no arremesso de peso) e Pedro Batista (prata no lançamento de club). Também representaram a Futel/Aparu/Praia Clube, Dionilo Filho (4º lugar no lançamento de dardo e no arremesso de peso), Lucas Quirino (5º lugar no lançamento de dardo e no arremesso de peso) e o treinador Amaury Teixeira, profissional de educação física da Futel.
“Nossa equipe teve um excelente desempenho e demonstrou, mais uma vez, a força do paradesporto uberlandense. O resultado alcançado é muto importante e é fruto do trabalho desenvolvido diariamente pela Prefeitura e associações parceiras”, completou a diretora de paradesporto da Futel, a profissional de educação física Fernanda Costa.
Conquistas recentes
Considerada uma das principais forças do atletismo paralímpico brasileiro, a Futel/Aparu/Praia Clube treina de segunda a sexta-feira no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e está sob responsabilidade da Futel). Em 2024, a equipe conquistou 155 medalhas (82 de ouro, 46 de prata e 27 de bronze), com destaque para as 27 (7 de ouro, 7 de prata e 13 de bronze) no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo.