Com a ocorrência de chuvas nos últimos dias, a Prefeitura de Uberlândia reforçou o trabalho das equipes de limpeza urbana realizado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. O objetivo é melhorar, cada vez mais, a qualidade de vida e o bem-estar da população, seguindo a diretriz do prefeito Paulo Sérgio. A intensificação dos serviços de zeladoria ocorreu, principalmente, no Morumbi, que teve um dos maiores índices de precipitação do município na madrugada desta segunda (24) – 39,4 mm, segundo dados da Defesa Civil -, e bairros adjacentes como o Residencial Integração, na região Leste.
Em cinco dias, no período de 11 a 15 de março, só na região dos bairros Morumbi e Residencial Integração, foram retirados dos bueiros/bocas de lobo 5.460 kg de lixo. Nos lotes vagos, entre os dias 10 e 14 de março, a roçagem feita por tratores retirou 24 toneladas de massa verde (gramas e galhos de árvores). E na roçagem feita nos canteiros centrais foram recolhidos 129 toneladas de massa verde.
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Raphael Leles, lembra que o sucesso do trabalho de zeladoria realizado pela Prefeitura de Uberlândia depende também da cooperação da população. O chefe da pasta alerta que existem cerca de 300 pontos críticos de descarte irregular de lixo em Uberlândia e que esse problema também contribui para a proliferação de doenças como as transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, responsável pela dengue, zika e chikungunya. “Fazemos, continuamente, um trabalho preventivo feito com planejamento para os serviços de varrição, limpeza e roçagem. Também atuamos corretivamente quando acontecem as situações de emergência como as causadas pelas chuvas. A Prefeitura e o cidadão são parceiros na promoção de uma cidade limpa e bonita. Qualquer cidadão pode solicitar os serviços pelo Serviço de Inspeção Municipal de Uberlândia (SIM), cujo telefone é o 3239.2800, e iremos atender” afirmou.
Nos bairros Residencial Integração e Morumbi, por exemplo, foram recolhidos nos bueiros, nos últimos dias, pedaço de madeira, saco plástico, pedra, restos de tecido, sapato e embalagens de isopor. Essa operação de limpeza, executada por cada equipe da secretaria, que é composta por quatro servidores, pode durar mais de 30 minutos. Segundo os técnicos da pasta, um bueiro entupido, com reservatório de mais um metro de profundidade, pode abrigar até meio metro cúbico de detritos, o equivalente a cerca de 500 litros.

Limpeza de bueiros, capina e roçagem
A Prefeitura de Uberlândia realiza, regularmente, a limpeza dos mais de 17,1 mil bueiros/bocas de lobo existentes na cidade. Esse trabalho realizado nesses equipamentos de escoamento e em canaletas é feito por equipe que conta com serviços gerais, caminhão basculante e caminhão hidrojateamento, de maneira ininterrupta, todos os dias da semana. O cronograma é montado de maneira que, antes do período chuvoso (outubro e novembro), seja feita a limpeza das bocas de lobo e canaletas dos bairros e regiões prioritários, que têm maior incidência de alagamento, e, posteriormente, atender as demais regiões da cidade. Em média, recebem limpeza mais de 2 mil bocas de lobo por mês e retirada, em média, 50 toneladas de resíduos por mês.
O Município também destaca, diariamente, o serviço de capina, roçagem e cata-treco para todas as regiões do município. Conforme a nova metodologia de trabalho da Prefeitura, iniciada neste ano, durante a gestão do prefeito Paulo Sérgio, as equipes de capina e roçagem partem de um eixo principal, estabelecido em uma via de maior fluxo de veículos e pedestres, para atender ruas e avenidas adjacentes.
A população pode solicitar essas ações por meio do Serviço de Informação Municipal (SIM), pelo (34) 3239-2800, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A pasta também reforça que o cata-treco é focado no recolhimento de objetos domiciliares descartados, como sofás, TVs, guarda-roupa, cama, mesa e móveis em geral.
Bairros e regiões prioritários para limpeza de bueiros/bocas de lobo:
– Bairro Morumbi e adjacentes;
– Avenida Rondon Pacheco;
– Avenida João Naves de Ávila;
– Avenida Anselmo Alves dos Santos;
– Avenida Segismundo Pereira;
– Avenida Professora Minervina Cândida Oliveira;
– Avenida Getúlio Vargas
– Avenida Geraldo Abrão;
– Rua Riachuelo