Para abrir as formações pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe), foi realizada uma live, na noite desta terça (25), com o tema “Lugares e entre lugares da educação antirracista: repensando práticas e saberes”. O evento foi transmitido via YouTube.
Com a adesão à Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações ÉtnicoRaciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), a SME visa intensificar, em 2025, as ações em prol da educação antirracista em todas as escolas municipais. Atualmente, uma articuladora desta política atua na equipe pedagógica da pasta, com a proposta de implementar ações e programas voltados à superação das desigualdades étnico-raciais e do racismo nos ambientes de ensino. Outro fator importante é que todas as escolas municipais contam em seu currículo pedagógico com a temática afro-brasileira e indígena, desenvolvido de forma transversal.
A apresentação foi conduzida pelo professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Cairo Mohamad Ibrahim Katrib, que possui pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Maringá, doutorado em História Cultural pela Universidade de Brasília, mestrado em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFU, graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás e atualização em estudos afro-latinos pela Universidade de Harvard. O docente também é pesquisador sobre temáticas ligadas à educação das relações raciais, educação antirracista e religiosidades de matrizes africanas, entre outros temas, além de pesquisador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Diretoria de Estudos e Pesquisas Afrorraciais da UFU (Neab-UFU).
A live também foi conduzida pela professora Jane Maria dos Santos Reis, doutora e mestra em Educação pela UFU, pedagoga, cientista social, Lidera Gover, coordenadora de Extensão do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Diretoria de Estudos e Pesquisas Afrorraciais da UFU (Neab/Diepafro-UFU), técnica em assuntos educacionais, certificada em estudos afro-latinos pela Universidade de Harvard, docente no curso de Medicina da Faculdade de Medicina (Fameu), na área de educação para as relações étnico-raciais e ética.
O evento contou ainda com a participação da coordenadora-geral da PNEERQ, Lara Oliveira Vilela, mestra em Educação pela Universidade de Stanford, graduada em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo e que atualmente é consultora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em Políticas Nacionais de Educação para as Relações Étnico-raciais do Ministério da Educação (MEC). Em sua trajetória profissional constam diversas atuações voltadas para a área da educação, como gerente de Planejamento Estratégico da Secretaria de Educação de Pernambuco.