O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) tem promovido a implantação da compostagem em escolas da rede municipal de Uberlândia, transformando o ambiente escolar em um espaço de educação ambiental. A proposta é pensada como um projeto pedagógico participativo, que ensina na prática a importância da sustentabilidade e da conexão com a natureza.
Já foram beneficiadas pelo projeto as Escola Municipais de Educação Infantil (Emeis) Dr. Afrânio de Freitas Azevedo, Pampulha, Guarda Antônio Rodrigues do Nascimento, Profª. Eloah Marisa de Menezes, Professora Sônia Aparecida Álvares de Oliveira, além da ABC do Glória. As demais instituições interessadas em aderir ao projeto podem entrar em contato com o setor de Coleta Seletiva pelo telefone (34) 3228-7749 ou pelo e-mail coletaseletivauberlandia@gmail.com.
A ideia do projeto ambiental do Dmae é promover a compostagem escolar, domiciliar e institucional a partir do que for ensinado dentro da iniciativa, aproveitando os resíduos orgânicos gerados diariamente e devolvendo à terra, em forma de adubo natural, o que seria descartado. Esse composto é utilizado em hortas e jardins, fechando o ciclo vivo dos alimentos.
Mais do que compostar grandes volumes, o objetivo é formar cidadãos conscientes, levando os alunos a compreenderem o processo, os benefícios ambientais e o impacto positivo que atitudes sustentáveis podem gerar no cotidiano. “O intuito do projeto não é compostar a maior quantidade possível de resíduos, e sim dar o exemplo para que as crianças aprendam e repliquem em suas vidas”, reforçou o coordenador de Gestão de Resíduos Sólidos do Dmae, Arthur Rosa Públio.
A professora Hélida Cristina Brandão Nunes, da Emei Dr. Afrânio de Freitas Azevedo, comentou sobre a iniciativa do Dmae. “Os alunos do 5º ano já se organizam em escalas para trazer o resíduo orgânico. Isso desperta tanto uma consciência ambiental quanto uma responsabilidade que eles, com certeza, vão levar para casa e para a vida”, afirmou.
Outras iniciativas
Além das ações nas escolas, o Dmae tem ampliado suas iniciativas de compostagem por toda a cidade. Em 2024, foram realizados workshops, palestras e projetos institucionais que impactaram diretamente mais de 800 pessoas e alcançaram, de forma indireta, mais de 7 mil. O número de ações dobrou em relação a 2023, saltando de 12 para 24 atividades realizadas.
A compostagem, que transforma resíduos orgânicos em adubo natural, é uma solução ambiental eficaz, pois reduz o volume de resíduos encaminhados a aterros sanitários e contribui para a diminuição da emissão de gases do efeito estufa. Com essas iniciativas, o Dmae reforça seu compromisso com o meio ambiente e com a formação de uma cultura mais consciente e sustentável para as futuras gerações.