A Prefeitura de Uberlândia abriu, nesta quarta-feira (9), a capacitação “Merendeiras (os) em ação – Os primeiros passos na jornada da alimentação escolar”. Durante três dias, mais de 400 servidores admitidos no biênio 2024/2025 passarão pelo treinamento voltado aos profissionais da educação que atuam no preparo de alimentos nas escolas municipais. O curso é promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), por intermédio do Núcleo do Programa Municipal de Alimentação Escolar (NPMAE), e acontece no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe).

O objetivo do curso é capacitar os servidores efetivos, nomeados em 2025, que atuam nas cozinhas escolares e serviços operacionais, para trabalharem como manipuladores de alimentos no Programa de Alimentação Escolar. Desta forma, é garantida a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) na oferta de alimentos e realização de ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN). Com uma estratégia diferenciada, durante o treinamento, os profissionais são divididos em grupos menores e participam de três oficinas teórico-práticas, que ocorrem simultaneamente, com rotação dos participantes pelas estações. Os temas abordados são “Boas práticas de manipulação de alimentos e rotinas de serviço”, “Gastronomia na escola” e “Promoção de alimentação saudável”.

O curso abordará situações rotineiras nos serviços como o uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs), recebimento de alimentos e controle de estoque. Além disso, na cozinha, serão preparadas receitas do cardápio escolar e realizados os procedimentos comuns na prática, como branqueamento e higienização de hortifrútis. Para que a merendeira compreenda seu papel como protagonista nas ações de Educação Alimentar e Nutricional, será discutido sobre a classificação nomeada como NOVA, que organiza os alimentos de acordo com o grau de processamento, conforme o Guia Alimentar para a População Brasileira.