Decorridos mais de 100 dias de gestão do prefeito Paulo Sérgio, a Prefeitura de Uberlândia segue comprometida em desempenhar um trabalho transparente e responsável, que atenda a população com serviços públicos de qualidade e acessíveis a todos. A administração municipal tem unido esforços a fim de estabelecer prioridades e atuar de forma mais assertiva possível, visto a atual situação financeira do município. Conforme projeção, o orçamento anual prevê déficit de caixa de R$ 450 milhões, o que representa um acréscimo de mais de 35% em relação ao registrado no ano anterior.
Ante ao cenário de preocupação econômica, a Prefeitura de Uberlândia está atuando com o objetivo de promover ainda mais responsabilidade fiscal sem deixar de atender a população com serviços essenciais. Esforços ininterruptos têm sido voltados para o acompanhamento da execução orçamentária e financeira, visando manter o equilíbrio das contas públicas.
Para reduzir o déficit orçamentário previsto, estão sendo adotadas ações de contenção de despesas, reestruturação da rede de saúde, priorização de gastos obrigatórios e monitoramento contínuo da execução orçamentária. “A ampliação da arrecadação é uma prioridade da administração, com iniciativas voltadas à recuperação do IPI do VAF (estimado em até R$ 1,2 bilhão), à securitização de créditos, ao fortalecimento de parcerias público-privadas e à atração de novos investimentos privados. A elaboração de projetos estruturados visa ampliar o acesso a recursos federais, com destaque para a liderança do Novo PAC”, considerou o secretário municipal de Governo, Renato Rezende.
Déficit orçamentário
O aumento do déficit do município decorre, principalmente, do crescimento das despesas obrigatórias aliado à limitação das receitas disponíveis. As projeções para 2025 foram elaboradas com base em médias de receitas arrecadadas e no pagamento de despesas históricas, atualizadas pelos índices de inflação (INPC), assegurando maior precisão nas estimativas fiscais.
Para conseguir honrar com os compromissos, a Prefeitura de Uberlândia continua focada em manter os serviços já ofertados à população e buscando expandir as políticas públicas essenciais em áreas prioritárias, como: saúde, educação, mobilidade urbana, infraestrutura, desenvolvimento econômico, geração de empregos e outras.