As equipes da Prefeitura de Uberlândia – formadas por parcerias entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Praia Clube – disputam, entre domingo (27) e o dia 3 de maio, a 2ª Fase Nacional de Halterofilismo Circuito Loterias Caiха. O evento será realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP), com a participação de competidores de todo o país.
A Futel/CDDU/Praia Clube será representada por nove paratletas (Ângela Teixeira, Caroline Fernandes, Edilândia Araújo, Fernanda Reis, Lara Lima, Marco Túlio Cruz, Mateus Silva, Natália Costa e Valéria Santos) e pelo treinador Weverton Santos (profissional de educação física da Futel), enquanto a Futel/Praia Clube será representada pela paratleta Tayana Medeiros e pelo biomecânico Silvio dos Santos.
“Graças ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura e associações parceiras, Uberlândia se consolidou como uma referência internacional no paradesporto e tem se sobressaído em todas as competições que disputa, o que, certamente, se repetirá na 2ª Fase Nacional de Halterofilismo”, afirmou a diretora de paradesporto da Futel, a profissional de educação física Fernanda Costa.
Em março, a Futel/CDDU/Praia Clube conquistou o 1º lugar na 1ª Fase Nacional de Halterofilismo Circuito Loterias Caiха, realizada em São Paulo (SP), com a participação de 160 paratletas de todo o país. A equipe uberlandense obteve 17 medalhas, sendo 6 de ouro, 5 de prata e 6 de bronze. Além disso, os paratletas Marco Túlio Cruz e Edilândia Araújo estabeleceram novos recordes brasileiros em suas categorias – “Até 49 kg” e “Acima de 86 kg”, respectivamente.