Com o objetivo de promover a conservação dos espaços públicos e incentivar a participação da sociedade na construção de uma cidade mais limpa, verde e acolhedora, a Prefeitura de Uberlândia desenvolve, há 30 anos, o projeto “Adote uma praça”, em parceria com diversas empresas e instituições da cidade para a manutenção e revitalização de praças e canteiros públicos do município. Desde o início do projeto, 83 espaços públicos foram adotados pela comunidade. A última praça incluída no projeto é a das Paineiras, no bairro Granja Marileusa, região Leste de Uberlândia, entregue nesta semana para a comunidade. O evento contou com a presença do secretário municipal de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Dilson Dalpiaz, que representou o prefeito Paulo Sérgio.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, o programa permite que interessados adotem praças e canteiros públicos para cuidar da limpeza, jardinagem, paisagismo e até fazer instalação de equipamentos como bancos, lixeiras e brinquedos. Em contrapartida, os adotantes podem instalar placas com a identificação da parceria, promovendo sua marca de forma cidadã e sustentável. O termo de adoção tem validade inicial de 12 meses, podendo ser renovado, e é regulamentado pela Municipal nº 6.417, de 23 de novembro de 1995, e teve sua última atualização regulamentada pela Lei Municipal nº 13.392, de 30 de setembro de 2020. As adoções não envolvem transferência de posse, mas, sim, o compromisso de manutenção e melhorias no espaço.

Segundo o secretário municipal de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Dilson Dalpiaz, o projeto une poder público e sociedade civil em prol do bem comum. “Essa é uma forma inteligente e colaborativa de preservar nossos espaços urbanos, estimulando o sentimento de pertencimento e valorizando o cuidado com o meio ambiente”, destacou.
A Praça das Paineiras, que foi adotada pela Associação de Moradores e Empresas (AME), entidade que representa os moradores do bairro Granja Marileusa, é equipada com quadra poliesportiva, playground, áreas de convivência e paisagismo. O projeto foi feito pelo botânico e paisagista Ricardo Cardim. Conta com três paineiras adultas, de grande porte, plantadas no centro da praça. Tem também traços do painel de grafite feito pelo artista Kim Ferreira, que tem obras espalhadas por diversas cidades brasileiras. A obra, fruto de uma parceria com o Instituto Algar, tem 52 metros de extensão e 3 metros de altura e retrata a diversidade do bairro, no qual a fauna, a flora e as famílias se encontram.