A Prefeitura de Uberlândia informa que as obras de restauração do Cineteatro Grande Otelo foram abandonadas pela empresa Minas Construções e Restaurações e, portanto, um procedimento administrativo será aberto para adotar todas as medidas previstas em lei contra a quebra unilateral do contrato. Uma vistoria realizada pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Infraestrutura (confira extrato do laudo abaixo), nesta semana, identificou o estado total e definitivo de abandono dos trabalhos no imóvel ocorrido em 2025, mesmo com todos os repasses previstos dentro do prazo procedimental em dia.
Os serviços no patrimônio público tombado realizados pela empresa, que participou voluntariamente e venceu o processo licitatório do Executivo municipal, chegaram a atingir 38% de execução (com finalização da alvenaria, passarela metálica, contrapiso, cobertura, escada, dentre outros). O próximo passo seria o início minucioso da parte de acabamento da etapa civil, caso não houvesse o abandono.
Além das medidas contra a desistência, para que as obras possam ser retomadas o mais breve possível, o Município avalia a abertura de novo processo para contratar outra empresa especializada em restauro, uma vez que, como bem tombado, os trabalhos devem seguir exigências legais que determinam a preservação da autenticidade e originalidade dos elementos do imóvel. Enquanto os procedimentos internos continuam, a interdição e a segurança para o local já estão sendo providenciadas com o auxílio da Secretaria Municipal de Segurança Integrada.
