As equipes da Prefeitura de Uberlândia – formadas por meio de parcerias entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) e Praia Clube – se destacaram no Circuito Paralímpico Loterias Caixa de Atletismo – Fase Internacional e no Desafio Desafio Brasil – 2ª Fase, realizados no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP), entre os dias 21 e 26, com a participação de competidores de todo o país.
Na equipe Futel/Aparu/Praia Clube, João Victor ficou em 1º lugar no arremesso de peso (classe F46), assumindo assim o recorde brasileiro com a marca de 12,95m. PB/RB. Com esta marca o atleta assume o 18º lugar no Ranking Mundial. Também no arremesso de peso (classe F64), Fábia Mayra ficou em primeiro lugar, estabelecendo novo recorde Brasileiro com 8,47m PB/RB. Na prova dos 100m (classe T72), João Batista ficou em 2º lugar SB e assim sobe da 16ª posição para a 11ª no ranking mundial.
Outras provas
Neste sábado (26), Rafaela Divina garantiu a primeira colocação no arremesso de disco (classe F11) com 27,24m SB, enquanto Lusdélia Aparecida ficou em 2º lugar no arremesso de disco (classe F11) com 24,38m e em 3º lugar no arremesso de peso (classe F11) com a marca de 6,04m.
Ainda no arremesso de peso (classe F42), Mauro Evaristo ficou em 3º lugar com a marca de 12,60m SB – melhor marca da temporada e assim assume o 13º lugar no ranking mundial. Wellington Fernandes garantiu o 1º lugar no arremesso de peso (classe T20) com a marca de 13,67m SB – melhor marca da temporada e assim assume o 12º lugar no ranking mundial.
Pela equipe Futel/Praia Clube, Rodrigo Parreira ficou em 2º lugar no salto em distância (T36) com 5,56m na primeira tentativa, mas acabou se lesionando. Os paratletas foram acompanhados neste circuito pelo treinador Leandro Garcia, profissional de educação física da Futel.