As crianças e adolescentes atendidos nos 11 Núcleos de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naicas) de Uberlândia participam, desde a última segunda-feira (28), da Gincana da Reciclagem, organizada pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A gincana tem como principal objetivo envolver as crianças e adolescentes no processo de conscientização sobre o impacto do lixo no meio ambiente. Por meio de uma competição saudável, há a promoção da coleta seletiva nas escolas, formando, assim, novos hábitos entre os atendidos nos Naicas, reforçando a conscientização ambiental, conforme diretriz do prefeito Paulo Sérgio, e transformando as instituições participantes em verdadeiros agentes de mudança na cidade.
Os Naicas terão até o dia 8 de maio para arrecadar garrafas PET, embalagens de produtos de limpeza e embalagens Longa Vida (leite, suco, etc). A unidade vencedora será aquela que alcançar a maior proporção entre a quantidade de itens coletados e o número de participantes da gincana, ou seja, o desempenho será calculado levando em consideração tanto a quantidade quanto o engajamento das crianças e adolescentes.
“O objetivo é que os participantes tragam o maior número possível desses materiais para a instituição durante o período da gincana. Cada instituição será responsável pela contagem das embalagens através das tampinhas e o Dmae será encarregado de coletá-las e encaminhá-las para as associações e cooperativas de reciclagem parceiras, contribuindo diretamente para a cadeia de reaproveitamento”, disse o coordenador da Gerência de Resíduos Sólidos do Dmae, Arthur Rosa.
O Naica vencedor será conhecido durante a abertura da Semana da Reciclagem, no dia 12 de maio, e as três unidades melhor classificadas na competição serão premiadas com troféus. Além disso, a grande vencedora receberá como prêmio a instalação de uma Estação de Reciclagem em suas dependências, incentivando a continuidade das ações sustentáveis. “Esta estação permitirá que a instituição continue praticando a coleta seletiva e incentivando a reciclagem de maneira contínua”, reforçou Arthur Rosa.
Os atendidos desta unidade também serão convidados para uma visita especial ao Dmae, onde participarão de atividades interativas de educação ambiental e assistirão a um filme com temática ecológica, proporcionando uma experiência enriquecedora e educativa.