A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Excelência Rural de Uberlândia (Ferub), sediou, nesta quarta-feira (30), um Dia de Campo para uso de plantas de cobertura em fruticultura. Com etapas teórica e prática, o evento, realizado pela Emater, com apoio da Prefeitura, integra o Circuito Agropecuário do Triângulo.
A Ferub foi selecionada para receber, como unidade demonstrativa, a etapa Uberlândia, que teve duas palestras durante o momento teórico: sobre variedades de sementes para plantas de cobertura em pomares e com foco na utilização de adubos orgânicos e biológicos. Em seguida, as orientações foram realizadas na forma prática.
“Foi mostrado que a planta de cobertura reduziu a temperatura do solo, mantendo a umidade e economizando irrigação (energia e água). Gerou também o aumento dos microrganismos do solo e dos predadores naturais, além da descompactação do solo e o controle de nematoides, se houver. Tudo isso criou o microclima ideal para o desenvolvimento da cultura principal (manga)”, afirmou o diretor de projetos e pesquisa da Ferub, Mayer Andrade Santos.
Durante o dia de Campo, que teve como público-alvo fruticultores e demais produtores e foi realizado na Fazenda Buriti, sede da Ferub (km 63 da BR-050 – saída para Araguari 5 km), os participantes tiveram acesso aos conteúdos como construir solos saudáveis e plantas de cobertura, manejo e tecnologia de fertilizantes aplicados à fruticultura e tecnologias para produção agropecuária. Teve, ainda, visita à unidade demonstrativa de plantas de cobertura na cultura da manga.