Os paratletas Cristiano Silva e Mateus Carvalho e o assistente esportivo Oscar Carvalho, das equipes da Prefeitura de Uberlândia – formadas pelas parcerias entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU), Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) e Praia Clube –, foram convocados pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande) para integrar a seleção brasileira de bocha paralímpica na fase de treinamento. A etapa acontecerá em São Paulo (SP), entre os dias 4 e 10 de maio. A atividade ocorrerá no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CPB), com o objetivo de preparar os paratletas para competições nacionais e internacionais que serão disputadas ao longo de 2025.
“Cristiano e Mateus são dois importantes nomes da bocha brasileira e, certamente, terão ótimos desempenhos na fase de treinamento, o que é essencial para que também sejam convocados para representar o país nos próximos campeonatos que serão disputados pela seleção”, ressaltou a diretora de paradesporto da Futel, a profissional de educação física Fernanda Costa.
Atualmente, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, tem 18 paratletas na bocha, tanto na iniciação esportiva quanto no alto rendimento. As aulas e os treinos são oferecidos no ginásio do Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel), de segunda a sábado.