Definida como Centro Colaborador de boas práticas na saúde, a Prefeitura de Uberlândia foi uma das escolhidas pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para realizar o treinamento para a aplicação de duas ferramentas de avaliação de vulnerabilidade familiar e de saúde bucal da população da área de referência de duas unidades laboratórios do município. A primeira etapa do processo aconteceu nesta terça (29) e quarta-feira (30) com a capacitação dos profissionais destas unidades sobre a aplicabilidade da ferramenta. O treinamento aconteceu no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe).
As ferramentas aplicadas neste projeto piloto são a Escala de Vulnerabilidade Familiar (EVFAM-BR) e a Escala de Vulnerabilidade Odontológica (EVO-BR). Por meio da aplicação de um questionário, as ferramentas permitem uma análise rápida e precisa da situação de vulnerabilidade familiar – com foco em áreas como renda, cuidado em saúde, relações familiares e violência –, e a da saúde bucal individual em pessoas que utilizam a Atenção Primária à Saúde (APS).
A capacitação, neste momento, ocorreu com aproximadamente 60 profissionais das Unidades Básicas de Saúde da Família dos bairros Marta Helena e Santa Luzia. Os locais são as unidades laboratório no município dentro do projeto de Planificação da Atenção Primária, do Conass.
O objetivo do treinamento é apresentar as escalas e sua utilização na prática, capacitando os profissionais quanto ao seu formato e às possibilidades de uso dos resultados no planejamento, organização territorial e no cuidado às pessoas. “Essas escalas foram criadas a partir de pesquisas e estão sendo testadas nas cidades escolhidas como Centro Colaborador pelo Conass para verificar a sua aplicabilidade e efetividade dentro das ações de prevenção e cuidado da população”, explicou a coordenadora da Rede de Atenção à Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Leiriane Alves de Souza.
Centro Colaborador do Conass
Desde 2017, Uberlândia desenvolve a padronização dos serviços de saúde por meio da Planificação da Atenção à Saúde, denominado no município como projeto “Qualifica SaUDI”, que foi desenvolvido para garantir o acesso da comunidade nas unidades de saúde e fortalecer a atenção primária na cidade. A iniciativa surtiu efeitos positivos, principalmente no fluxo de atendimento, redução do tempo de espera pelas consultas, ampliação do cadastro familiar e de estratificação de risco dos usuários, entre outros.
Os processos desenvolvidos motivaram o Conass a escolher Uberlândia para ser um Centro Colaborador, que tem o propósito de fortalecer e ampliar a cooperação técnica entre estados e municípios, facilitando informações e serviços, além de estimular e apoiar o treinamento e a pesquisa. Com isso, o município vira referência para outras localidades que queiram seguir os exemplos adotados por Uberlândia.