Após reunião no Ministério da Saúde, realizada nesta terça-feira (6), para dar andamento nas tratativas da implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no município, a Prefeitura de Uberlândia definiu que a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do bairro São Jorge será transformada em Unidade de Pronto Atendimento (UPA), inicialmente, até que as unidades nos setores Leste (Morumbi) e Oeste (Monte Hebron) sejam construídas. A reunião aconteceu em Brasília (DF) e contou com a presença do prefeito Paulo Sérgio, e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Também estiveram presentes o secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima, o secretário adjunto da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES), Nilton Pereira Junior, e o deputado federal Weliton Prado.
A iniciativa faz parte da primeira fase de implantação do serviço e tem a previsão de iniciar os atendimentos ainda neste ano, no dia 31 de agosto. Localizada no setor sul, a UAI São Jorge oferece atendimento 24h em clínica geral e pediatria. “Fizemos a reivindicação para que o governo federal possa investir R$ 8 milhões para que possamos adaptar a UAI do bairro São Jorge para se transformar em UPA para que possamos atender a população de Uberlândia”, pontuou o prefeito Paulo Sérgio.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima, ficou acertado que a unidade do bairro São Jorge será remodelada para iniciar os atendimentos de baixa complexidade do Samu até que outras unidades fiquem prontas. “Nosso próximo passo, agora, é alinhar essas definições com o Governo Estadual e com o Cistri”, disse o secretário, que também adiantou que o Município está pleiteando mais R$ 8 milhões para construção da UPA Oeste e de uma possível terceira unidade no setor norte.
As tratativas para implementação do serviço começaram em janeiro deste ano, logo nos primeiros dias da gestão do prefeito Paulo Sérgio. Em março, o município recebeu a primeira visita técnica da coordenação geral de urgência do Ministério da Saúde. Na ocasião, ocorreu a apresentação da rede de urgência e emergência municipal de Uberlândia, bem como o projeto para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA Leste) no bairro Morumbi. A comitiva também visitou o local onde a unidade será construída e também uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI). Ainda dentro da agenda, houve uma reunião com representantes do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Norte (Cistri) e da Secretaria Estadual de Saúde e a visita técnica às instalações do Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência (Siate).