O Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, sediou, na tarde desta sexta-feira (9), a III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa LGBTQIAPN+, que foi realizada no auditório Cícero Diniz e reuniu dezenas de pessoas para debater o tema “Construindo a Política Nacional dos Direitos da Pessoa LGBTQIAPN+”.
“A Secretaria de Desenvolvimento Social tem destacada relevância na III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa LGBTQIAPN+. Afinal, em nossa pasta, há o núcleo da diversidade e cidadania, cujo papel, além de atender as demandas da comunidade LGBTQIAPN+, é contribuir para a implementação de políticas públicas para a mesma. Além disso, durante o evento, coube a cada grupo de trabalho elaborar quatro propostas, sendo duas para o Município, uma para o Estado e uma para a União. As propostas da esfera local também serão entregues para o prefeito Paulo Sérgio para que ele tenha conhecimento das necessidades e anseios da classe”, disse a secretária municipal da pasta, Kátia Santiago Guimarães.
Vale ressaltar que, no decorrer da Conferência Municipal, 16 propostas foram aprovadas e vão integrar o relatório final que será encaminhado à 4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+, que será realizada em Belo Horizonte, ainda sem data prevista. Além disso, foram designados 11 delegados representando o poder público e a sociedade civil. As etapas municipal e estadual são preparatórias para a 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, que deve ser realizada em outubro na capital federal.

No debate realizado nesta sexta-feira (9), houve propostas de diretrizes para a criação e a implementação de políticas públicas destinadas ao enfrentamento da discriminação contra as pessoas LGBTQIAPN+, bem como a promoção dos direitos humanos e da cidadania das mesmas. Também foram elaboradas diretrizes para a criação do Plano Nacional de Promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania das Pessoas LGBTQIAPN+.
A secretária de Comunicação da Rede Trans Brasil, filiada a Red Lac Trans, fundadora do Instituto Brasileiro Trans de Educação (IBTE) e autora do dossiê de monitoramento de violência e segurança pública da população na América Latina, Sayonara Naider Bonfim Nogueira, abriu a III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa LGBTQIAPN+, realizada nesta sexta-feira, com uma palestra.