Escolhida como referência nacional em boas práticas por meio do Centro Colaborador do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), a Prefeitura de Uberlândia recebe, nesta segunda (12) e terça-feira (13), a visita técnica de representantes da Secretaria de Estado de Saúde da Paraíba, do Hospital Beneficência Portuguesa, da Fundação Novartis, da Associação Umane e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPA/OMS). O objetivo da visita é conhecer os processos realizados na Atenção à Saúde implantados na cidade e que motivaram a escolha de Uberlândia como referência no serviço para outros municípios.
Entre as atividades realizadas, os visitantes se reuniram, nesta segunda-feira, com o prefeito Paulo Sérgio, na sala de reuniões do gabinete, no Centro Administrativo Municipal, com o secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima, e com a diretora de Redes de Atenção à Saúde, Karina Kelly de Oliveira. A comitiva também visitou, hoje (12), a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro Glória, onde conheceram os processos de padronização do atendimento nas unidades de atenção primária à saúde.

A programação incluiu ainda uma visita, nesta segunda-feira, à maternidade do Hospital Municipal, que promove a integração entre a Atenção Primária à Saúde e a Atenção Hospitalar no âmbito da Rede Materno-Infantil. Na terça (13), o cronograma contará com a visita na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) São Jorge, que se destaca pela articulação entre a atenção primária e especializada no cuidado de usuários com doenças crônicas.
Centro Colaborador
O município se consolidou em 2019 como referência nacional por meio do Centro Colaborador do Conass com o objetivo de capacitar profissionais e difundir boas práticas na Atenção Primária. Desde a adesão à metodologia da Planificação da Atenção à Saúde (PAS), Uberlândia tem promovido a organização dos fluxos assistenciais, fortalecendo a gestão do cuidado e a integração entre diferentes níveis de atenção. As ações desenvolvidas no município refletem a importância da qualificação dos processos na atenção primária para aprimorar o atendimento e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde.