Reforçando o compromisso de promover o fortalecimento e a valorização educacional, o prefeito Paulo Sérgio entregou, na tarde desta terça-feira (13), os certificados do curso “Educação Empreendedora – Protagonismo Estudantil” para 111 professores que participaram do programa. O evento foi realizado no auditório do Centro Administrativo Municipal, concluindo a formação oferecida pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Uberlândia. Os profissionais certificados atuam em escolas municipais de ensino fundamental, junto a turmas do 6º ao 9º ano e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
“Este é apenas o primeiro passo para a implantação do empreendedorismo em todas as escolas municipais de Uberlândia que possuem o ensino fundamental. Daremos oportunidade para que os alunos tenham, além da formação tradicional, o acesso a este conteúdo tão relevante, de forma transversal. Com isso, o estudante poderá desenvolver habilidades para poder ingressar no mercado de trabalho de forma mais competitiva, ser capaz de aprender e entender os novos conceitos da nova economia, bem como as novas profissões que ainda vão surgir. Teremos estudantes que estarão mais preparados para a vida de uma forma mais abrangente”, destacou o prefeito Paulo Sérgio.
“Vale ressaltar que o empreendedor pode e deve ir muito além de uma abertura de empresa. Cumprimos a primeira etapa da gestão do prefeito Paulo Sérgio e juntos faremos de Uberlândia a cidade mais empreendedora deste país”, afirmou o gerente regional do Sebrae, William Brito.
O programa de educação empreendedora foi apresentado para diretores escolares e analistas pedagógicos municipais em fevereiro e teve a formação dos professores que irão desenvolver atividades junto aos estudantes iniciada em março. Ao todo, foram 24 horas de formação, realizadas no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe) e no Sebrae. A iniciativa foi o primeiro passo para inserir o tema empreendedorismo de forma transversal, com aplicação junto a componentes curriculares já existentes na grade curricular. Os professores que participaram da formação desenvolverão os projetos elaborados durante a formação em parceria com toda a equipe escolar.

A Educação Empreendedora é considerada essencial pelos educadores para preparar os alunos para os desafios do futuro. Durante a formação, os participantes receberam instruções sobre como tornar o ambiente escolar mais atrativo, fortalecer habilidades empreendedoras e estimular o pensamento crítico, a autonomia e o protagonismo dos estudantes, sempre de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Ministério da Educação (MEC). Durante as aulas, eles também se informaram sobre como trabalhar, junto aos estudantes, princípios de cidadania, projetos para vida e carreira dos estudantes, ética, sustentabilidade, inovação, cultura digital, educação financeira e cooperativismo.
Educação Empreendedora
O Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) do Sebrae capacita professores para o desenvolvimento de novas metodologias de ensino, inserindo o tema empreendedorismo de forma transversal, com aplicação junto às disciplinas existentes na grade curricular.
Desde 2013, o PNEE atua em diferentes níveis da educação formal (ensino fundamental, ensino médio, educação profissional e educação superior) desenvolvendo cursos, ferramentas e eventos para formar e municiar educadores, gestores e estudantes na temática da Educação Empreendedora nas redes pública e privada de ensino.
Em 2024, Minas Gerais foi destaque nacional na realização de mentorias, encontros, formações e feiras do programa, com quase 630 mil alunos atendidos, e 65 mil profissionais da educação capacitados. No Triângulo Mineiro, o programa beneficiou quase 40 mil alunos e capacitou mais de 6 mil professores. Somente em Uberlândia, 1.290 professores aplicaram a metodologia e impactaram mais de 10 mil alunos.