Empenhada em oferecer mais segurança para a população, seguindo a diretriz do prefeito Paulo Sérgio, a Prefeitura de Uberlândia está instalando 60 novos dispositivos de monitoramento (câmeras de videomonitoramento) na cidade. Os equipamentos ficarão em 21 pontos estratégicos. No novo esquema, são oito novos pontos e 13 substituições em locais de grande circulação de pessoas e veículos, como avenidas, pontes e viadutos. Os pontos de instalação foram definidos pelos órgãos responsáveis pela segurança pública e pela Defesa Civil. Por razões de segurança, não são divulgados.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Integrada, Cel. Fernando Marcos dos Reis, a ampliação do sistema de monitoramento em Uberlândia inclui novas tecnologias, como emprego de inteligência artificial, leitura de placas de veículos e reconhecimento facial e de caracteres. “Também estamos investindo na modernização do sistema de videomonitoramento Olho Vivo, em parceria com a Polícia Militar, com a substituição de câmeras atuais por equipamentos mais modernos e inteligentes, garantindo mais eficiência e segurança para a população”, afirmou o secretário.
A instalação dos novos equipamentos é mais uma ação realizada nos primeiros meses do governo Paulo Sérgio na área de segurança. Em março, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), lançou o videomonitoramento online de mais de 400 ônibus do transporte público municipal, que correspondem à frota total das três empresas concessionárias que operam na cidade. O sistema foi implantado pela Ubertrans e abrange também as 24 estações de ônibus dos corredores das avenidas João Naves de Ávila e Segismundo Pereira.