Com o tema “Direitos Civis e Violência Contra a Criança e o Adolescente”, o evento II Diálogos em Saúde foi realizado pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, na tarde desta terça-feira (20), no auditório da unidade do Corpo de Bombeiros, do Centro. Promovido através da Rede de Atenção para Prevenção e Enfrentamento às Violências (Rapev), o encontro foi voltado para todos os profissionais da saúde da Atenção Primária, Especializada, Urgência/Emergência, bem como assistentes sociais atuantes na rede municipal.

O evento teve a participação da psicóloga Letícia Domingues, que abordou a “Violência e abuso contra crianças e adolescentes”. Na sequência, a psicóloga Júnia Araújo e o filósofo Fabiano Lemes discutiram com os participantes o tema “Gênero e Diversidade e o cuidado em saúde de pessoas trans”.
O encontro teve como objetivo discutir a prevenção de violações, uma vez que a informação e a conscientização permitem identificar situações de risco com mais facilidade e agir com mais responsabilidade. Além disso, promove o conhecimento sobre os direitos civis entre crianças e adolescentes, ajuda na formação da cidadania, estimulando o respeito mútuo, o senso de justiça e o empoderamento desde a infância.