Para minimizar os impactos na rede municipal de saúde e garantir o atendimento à população nas unidades de saúde, a Prefeitura de Uberlândia apresentou, nesta quarta-feira (21), o Plano de Ação Municipal de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias. O plano, que contém medidas de prevenção e controle, foi apresentado pelo secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima, durante coletiva de imprensa na sala de reuniões do Centro Administrativo Municipal.
Com aumento nos últimos dias de, aproximadamente, 20% nas internações e atendimentos na rede municipal de saúde, provocando uma sobrecarga na ocupação dos leitos, a Secretaria Municipal de Saúde reforçará as medidas na rede assistencial e preventiva a começar pela ampliação de 50 novos leitos.
“Tivemos um aumento significativo nos últimos dias que nos pede medidas para evitar uma sobrecarga maior na rede de saúde. Para continuar garantindo o atendimento da população, estamos iniciando nosso plano de ações bem antes do pico de notificações, priorizando a assistência hospitalar com abertura de novos leitos e contratação de profissionais”, destacou o secretário municipal de saúde, Adenilson Lima.
Serão 10 novos leitos de cuidados intermediários no Centro de Internação Pediátrica (CIP) e 20 no Centro de Internação Clínica (CIC). A ampliação também contemplará o Anexo do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro (HMMDOLC) e a Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI), com 10 novos leitos em cada. Também haverá o reforço da equipe médica e de enfermagem, com a contratação emergencial de novos profissionais, a ampliação da disponibilidade de veículos para transporte de pacientes e o abastecimento das farmácias do município.
O Plano de Ação Municipal também contempla a criação da Comissão Municipal para o Enfrentamento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com atuação intersetorial, e também o monitoramento dos níveis e intervenções para cada fase de alerta da condição epidemiológica.
Vacinação contra a gripe
A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra as complicações provocadas pelas síndromes respiratórias. Desde o início de abril, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem atuado para levar a vacina para toda a população.
“Precisamos que as pessoas dos grupos prioritários garantam a vacinação contra a gripe. Temos 39 óbitos pelas síndromes respiratórias, incluindo crianças entre 0 a 9 anos. Atualmente, temos 36 mil crianças e 61 mil idosos que ainda não se vacinaram. E esse público é o mais acometido pelas complicações que levam ao óbito. Adotamos novas estratégias, com pontos e horários ampliados, e contamos com a participação de todos neste momento”, detalhou o secretário municipal de saúde, Adenilson Lima.
Para continuar garantindo a acessibilidade aos pontos de vacinação, além das salas de vacina das unidades básicas de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde também disponibilizará os seguintes pontos nas próximas semanas:
De segunda (2) a sexta-feira (6):
Praça Tubal Vilela – das 8h às 17h
Uberlândia Shopping (Feira do Livro) – das 9h às 17h
Todas as UAIs (Luizote, Planalto, São Jorge, Pampulha, Roosevelt, Martins, Tibery e Morumbi) – das 8h às 21h
Sábado (7)
Praça Tubal Vilela – das 8h às 17h
Todas as UAIs (Luizote, Planalto, São Jorge, Pampulha, Roosevelt, Martins, Tibery e Morumbi) – das 8h às 17h
Cantinho da Saúde – das 8h às 17h
Uberlândia Shopping (Feira do Livro) – das 9h às 21h
Center Shopping – das 9h às 21h
Parque do Sabiá – das 8h às 17h
Domingo (8)
Parque do Sabiá – das 9h às 12h
Center Shopping – das 9h às 17h
Uberlândia Shopping (Feira do Livro) – das 9h às 17h