A Prefeitura de Uberlândia, por meio das secretarias municipais de Educação e de Agronegócio e em parceria com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), realizou, na manhã desta quinta-feira (22), a abertura do Projeto Sanitaristas Mirins 2025. O evento ocorreu na Escola Municipal Sebastião Rangel, no Distrito de Tapuirama.
Este ano, quatro escolas municipais da zona rural vão participar do Projeto Sanitaristas Mirins 2025: além da Escola Municipal Sebastião Rangel, estarão presentes a Escola Municipal Dom Bosco, a Escola Municipal Domingas Camin e a Escola Municipal do Moreno, que, seguindo a diretriz do prefeito Paulo Sérgio, passaram a oferecer atendimento em tempo integral neste ano. As atividades serão direcionadas aos alunos do 4º ao 6º ano do ensino fundamental, contemplando as turmas de tempo integral. A expectativa é atender, aproximadamente, 260 estudantes com idade entre 9 e 12 anos com aulas sobre boas práticas na manipulação de alimentos.
“Essa parceria já proporcionou a formação de centenas de alunos que vivenciam a realidade da produção rural no cotidiano. Tanto como futuro produtor rural quanto como consumidor, é fundamental conhecer como o alimento é produzido e os cuidados para garantir a segurança alimentar e como contribuir com a preservação do meio ambiente”, disse a secretária municipal de Educação, Tania Toledo.

O projeto consiste em disponibilizar informações sanitárias agropecuárias para promover mudanças intelectuais nos alunos do ensino fundamental, porque muitos deles são filhos de agricultores; proporcionar novos comportamentos principalmente no que se refere à saúde humana, animal, vegetal, ambiental e segurança alimentar; conscientizar os estudantes acerca da importância do desenvolvimento rural sustentável.
O projeto Sanitaristas Mirins 2025 vai integrar o cronograma de aulas no período de maio a novembro deste ano. Entre as atividades previstas, todas com monitoramento de veterinários, engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas, estão visitas à fazenda-modelo da região, ao comércio local, aos escritórios do IMA e a empresas de laticínios, queijarias, feiras da agroindústria familiar, cantinas das escolas e lavouras orgânicas.
Confira as escolas participantes do “Projeto Sanitaristas Mirins 2025”:
- Escola Municipal Sebastião Rangel
Avenida José Pedro Abalém, 779 – Distrito de Tapuirama
- Escola Municipal Dom Bosco
BR-365, Km 20
- Escola Municipal Domingas Camin
Avenida do Comércio, s/nº – Distrito de Miraporanga
- Escola Municipal do Moreno
Fazenda Tenda dos Morenos (Estrada do Pau Furado)