O prefeito Paulo Sérgio participou, na tarde desta sexta-feira (23), do V Seminário de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, no auditório do Bloco 3Q do Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O seminário faz parte da Campanha Maio Laranja, que é apoiada pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Integrada, em parceria com o Instituto Carrossel, e tem como objetivo conscientizar sobre a importância de enfrentar e combater a violência sexual contra crianças e adolescentes.
O evento contou com duas importantes palestras acerca do tema proposto. A primeira foi conduzida pela Presidente do Instituto Liberta, Dra. Luciana Temer, com o seguinte tema: “Dados e contexto da violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil”. A Promotora de Justiça do Ministério Público do Paraná, Dra. Tarcila Santos Teixeira, esteve à frente da segunda palestra com o tema: “Atuação em rede para prevenção e enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes”.
“Convido a todos que estão aqui presentes para entrar nessa luta contra os crimes de violência sexual contra crianças e adolescentes. Eu e minha equipe estamos atentos todos os dias a este tema tão relevante em nossa sociedade. Enquanto eu for prefeito desta cidade, a Prefeitura de Uberlândia estará mobilizada e atenta, com ações práticas inerentes à causa”, destacou o prefeito Paulo Sérgio.
Também nesta segunda (23), pela manhã, no mesmo local, houve a mesa-redonda sobre o “papel da escola na prevenção e no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes”, que foi direcionada aos educadores das escolas da rede pública e particular de ensino de Uberlândia. Durante a atividade, os participantes destacaram a importância das escolas neste contexto, uma vez que, pelas atitudes dos estudantes, é possível identificar problemas vividos não somente nas escolas, mas também no dia a dia.

“Esta mesa-redonda foi uma oportunidade de mostrarmos como a Prefeitura tem atuado nesse cenário e quais as formas disponíveis de combater e denunciar esses crimes”, disse o secretário municipal de Segurança Integrada, Cel. Fernando Marcos dos Reis.
A Campanha teve início no último domingo (18) com a Caminhada do Maio Laranja, com concentração no Parque do Sabiá e percurso pela avenida Anselmo Alves dos Santos. As atividades iniciaram na data nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, conforme Lei Federal nº 9.970/2000.
Ao longo da semana, teve, ainda, a palestra com as forças de segurança sobre “Rede de proteção e enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes”, que foi realizada no auditório da 9ª Região Integrada de Segurança Pública (9ª Risp), voltada para servidores das Polícias Militar, Civil, Penal, Corpo de Bombeiros Militar e Sistema Socioeducativo.
A programação seguiu a Resolução nº 236/2023, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que oficializou a campanha “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”, que orienta sobre prevenção e proteção voltada para crianças e adolescentes em todo o território nacional.