A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou, nesta terça-feira (27), palestra voltada à conscientização e ao combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. O evento, realizado no auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo Municipal, reuniu mais de 200 profissionais da rede de proteção, educadores, servidores públicos e a comunidade em geral.
Com o tema “Violência sexual contra crianças e adolescentes – Enfrentamento e Prevenção”, a palestra foi ministrada por Aline Conegundes Riba, especialista em enfrentamento da violência com mais de 18 anos de atuação na área. A atividade faz parte das ações da Campanha Maio Laranja, que busca alertar a sociedade sobre a importância do enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
“A violência sexual acontece nos muros do silêncio. Precisamos preparar os profissionais, capacitá-los para identificação das violências, para entender os sinais, acolher as revelações espontâneas das vítimas, fazer os encaminhamentos adequados. Essas crianças e adolescentes precisam saber em quem podem confiar para fazer a denúncia, sejam professores, médicos, enfermeiros, o Conselho Tutelar e os próprios familiares. Quando têm informações não têm medo de contar aquilo que vivenciam e pedem ajuda de uma forma muito mais rápida”, disse a palestrante Aline Conegundes Riba.

Durante o encontro, foram discutidos os tipos de violência sexual, sinais de abuso, canais de denúncia e o papel da sociedade na proteção de crianças e adolescentes. O objetivo foi fortalecer a rede de apoio e estimular o diálogo sobre um tema urgente e sensível. No Brasil, de acordo com o Atlas da Violência 2025, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a cada hora, 13 crianças e adolescentes são vítimas de algum tipo de violência sexual, física ou psicológica. Por ano, são mais de 115 mil vítimas.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Kátia Santiago, destacou a importância da mobilização e de encontros como esses, que ajudam a romper o silêncio. “Queremos alertar a população para que denuncie todo tipo de violência contra criança e adolescentes, que viola todos os direitos dessas vítimas. Essa violência, em muitos casos, está próxima da vítima, seja na família, entre amigos, e acontece de forma muito silenciosa. Queremos prevenir e denunciar esses abusos”, afirmou.
Qualquer cidadão pode denunciar casos de abuso sexual infantil pelo Disque 100 ou ao Conselho Tutelar de Uberlândia. A denúncia é sigilosa e pode salvar vidas.