O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) opera, desde dezembro de 2024, durante o governo Odelmo Leão e Paulo Sérgio, um Centro de Controle Operacional (CCO) com sistema de telemetria instalado em 38 das 73 Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) da cidade. A estrutura permite o monitoramento em tempo real dos níveis dos reservatórios e do funcionamento das bombas dessas unidades, promovendo, assim, maior eficiência e agilidade nas ações da autarquia, seguindo a diretriz do prefeito Paulo Sérgio.
Para viabilizar esse acompanhamento, sensores foram instalados dentro dos reservatórios das elevatórias, com os dados transmitidos diretamente para os monitores do CCO, onde uma equipe da Diretoria de Esgotamento Sanitário do Dmae realiza o controle 24 horas por dia. “Anteriormente, essa verificação era feita manualmente pelas equipes de campo. Com a implantação do Centro de Controle, passamos a atuar de forma mais rápida e precisa. Assim que é identificada alguma anormalidade, a equipe é acionada para que sejam tomadas as providências necessárias com mais agilidade”, explicou o diretor do Sistema de Esgotamento Sanitário do Dmae, Lucas Rocha.
Outro fator positivo é a identificação de possíveis redes cruzadas. “Quando os reservatórios chegam à um certo nível, as bombas são acionadas para dar maior vazão aos rejeitos. Se esse acionamento é feito de maneira mais constante, principalmente em dias chuvosos, pode indicar que a água da chuva está, em algum ponto, sendo jogada na rede de esgoto. Isso facilita na identificação desse problema”, reforçou Lucas Rocha.
O sistema já está em funcionamento nas seguintes estações: Bem Viver, Canaã, Cidade Jardim 2, Dona Zulmira, Fruta do Conde 2, Ipanema, Jaraguá, Jardim das Palmeiras 2 e 3, Joana Darc 2, Luizote 4, Maanaim, Marileusa, Minas Gerais, Monte Hebron, Morada Nova 2 a 6 e 8, Morumbi B3, B4 e B5, Novo Mundo 1 e 2, Paradiso, Pequis 1, 2 e 3, Portal do Vale, Seringueiras, Shopping Park 1 e 2, São Bento, Terra Nova, Tubalina, Umuarama e Zaire Resende.

Além das estações já contempladas, o Dmae adquiriu mais 20 conjuntos de equipamentos, cujas instalações estão programadas para os próximos meses. O sistema não apenas permite o acompanhamento em tempo real, como também armazena dados para análises posteriores, facilitando a identificação de falhas, correções e o planejamento de manutenções preventivas. Entre os itens monitorados estão tensão elétrica, variações de corrente, temperatura, tempo de operação e os diferentes estágios de funcionamento dos equipamentos.
“O Dmae está acompanhando os avanços tecnológicos e, dentro das suas possibilidades orçamentárias, tem investido no que há de mais eficiente para garantir a qualidade dos serviços prestados à população”, concluiu Lucas Rocha.