O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), por meio do Programa Escola Água Cidadã (Peac), iniciou, neste mês de julho, as visitas à Fazendinha Águas Vivas de 2025, uma atividade educativa que junta educação ambiental, cultura e história em uma vivência única para crianças e jovens. As primeiras visitas começaram nesta semana, com a participação do ensino infantil da escola pública Centro Educacional Elder Castro de Bastos.
Na próxima quinta (10), os visitantes serão os alunos do 6º ano da Escola Sesi de Uberlândia. As visitas são realizadas em dois turnos (manhã ou tarde) e voltadas, principalmente, para alunos da educação infantil e do ensino fundamental. A média é de 23 alunos por grupo, acompanhados por dois monitores e responsáveis.
Localizada às margens da Represa Capim Branco I, no Retiro Águas Vivas, a Fazendinha Águas Vivas é resultado de uma parceria entre o Programa Escola Água Cidadã (Peac) e o proprietário rural Marcos Casassanta. O principal objetivo do projeto é valorizar o meio ambiente, incentivar a preservação da fauna e flora local e proporcionar aos estudantes uma experiência prática de comparação entre o modo de vida rural e urbano.
Desde 2018, a Fazendinha recebe alunos de escolas públicas, particulares e instituições privadas. Para as escolas públicas, as visitas são totalmente gratuitas e acompanhadas por monitores do Peac. Já para as escolas particulares e empresas, o agendamento e as condições são tratados diretamente com os proprietários.
“Durante a visita, os alunos têm a oportunidade de explorar diferentes espaços educativos, como o paiol e a casa típica rural, onde podem aprender sobre o cotidiano no campo. A fazendinha conta com diversos animais, como porcos, galinhas, vacas, patos e peixes, proporcionando uma imersão no ambiente rural”, explicou a supervisora de Projetos de Educação Ambiental do Dmae, Priscilla Petrocelli.
Outro diferencial importante da fazendinha é o projeto “AliASAS”, desenvolvido em parceria com o Ministério Público, a Polícia Militar Ambiental e o Instituto Estadual de Florestas (IEF), que visa a reabilitação e soltura de animais silvestres vítimas do tráfico.
Além disso, os visitantes têm a chance de aprender sobre práticas sustentáveis, como o uso de energia renovável (placas fotovoltaicas, energia eólica e roda d’água), além de técnicas de cultivo como a hidroponia. A fazendinha também apresenta equipamentos agrícolas antigos, como o carro de boi, o arado de tração animal e a carpideira, ensinando os alunos sobre a história e a evolução das ferramentas do campo.
O agendamento para este ano será feito exclusivamente pelo WhatsApp do Peac, por ordem de envio das mensagens, através do número (34) 3228-7796.