Reconhecido como referência estadual e nacional em saneamento, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) de Uberlândia recebeu, nesta semana, a visita de representantes da Prefeitura de Itajaí (SC). O objetivo do encontro foi conhecer de perto a gestão pública e municipalizada dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário desenvolvidos na segunda maior cidade de Minas Gerais.
Participaram da visita o diretor-geral do Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa), Celso Hugo Praun Filho, e o diretor administrativo financeiro da autarquia itajaiense, Salum dos Santos. Pela manhã, os visitantes foram recepcionados na sede do Dmae pelo diretor-geral, Rodrigo Lacerda, e o diretor-geral adjunto, Lucas José de Oliveira.
Durante a recepção, Rodrigo Lacerda destacou a importância do intercâmbio técnico entre municípios. “O modelo público de gestão do Dmae serve como inspiração para cidades de diferentes regiões do país. Compartilhamos nossos desafios, aprendizados e conquistas com os gestores de Itajaí, e nos colocamos sempre à disposição para esse diálogo. A cooperação entre municípios fortalece o saneamento como uma política pública essencial”, afirmou o diretor-geral.
A programação do dia incluiu visitas ao Núcleo de Controle de Processos (NCP), da Diretoria de Abastecimento de Água, ao Centro de Controle Operacional, vinculado à Diretoria de Esgotamento Sanitário, e ao Laboratório de Hidrometria. No período da tarde, a comitiva seguiu para o sistema Capim Branco, onde pôde conhecer a estrutura de captação e tratamento de água que abastece a cidade.
“Nós viemos aqui com a expectativa de conhecer, de aprender. Temos o Dmae como uma referência, como meta. É algo que a gente procura fazer em Itajaí, não a curto prazo, mas a longo prazo. Nossa expectativa é visitar as estruturas de tratamento, a distribuição, a reservação”, explicou Celso Hugo Praun Filho.