Pela primeira vez, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub), promoveu o Minicurso Meliponicultura sobre criação de abelhas sem ferrão. A edição inédita foi realizada nesta sexta-feira (4), na Fazenda Buriti, sede da Fundação (km 63 da BR-050 – saída para Araguari 5 km).
Feita em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a capacitação apresentou orientações técnicas para a criação de abelhas sem ferrão, com parte teórica e prática. O minicurso foi conduzido pelo Doutor em Entomologia Cristiano Menezes, que é pesquisador da Embrapa Meio Ambiente (Laboratório de Entomologia e Fitopatologia).

“Esta atividade envolveu a criação de abelhas nativas que não possuem ferrão, pertencentes aos gêneros Melipona e Trigona. Trata-se de uma prática que é tradição milenar em várias culturas e regiões. Atualmente, está sendo redescoberta como uma atividade sustentável e economicamente viável”, observou o engenheiro agrônomo Mayer Andrade Santos, diretor de projetos e pesquisa da Ferub.