A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social, realizou, na tarde desta sexta-feira (11), a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, que ocorreu no Auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo Municipal.
O evento, realizado a cada dois anos no município, é uma fase preparatória para as etapas regional, estadual e nacional. Neste ano, o tema central foi “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. Na ocasião, vários profissionais tanto do poder público quanto da sociedade civil, que atuam na área da assistência social, marcaram presença. Psicólogos e pedagogos dos setores da educação e da saúde também participaram.

“Esta Conferência Municipal de Assistência Social é muito importante porque é por meio dela que nós, do município, podemos contribuir com propostas para avançar de forma assertiva dentro das políticas públicas de assistência social. Nesta edição, celebramos os 20 anos do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), que é de suma relevância para a promoção da qualidade de vida da população”, disse a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Kátia Santiago Guimarães.
Durante a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, foram debatidos temas relevantes, novas estratégias, bem como o fortalecimento do compromisso de todos na promoção de uma assistência social mais inclusiva, protetiva e resistente às adversidades. Ademais, foram definidas as 14 propostas, sendo dez deliberações para o município, duas para o estado e outras duas para a União, que foram discutidas em cinco eixos. Houve, ainda, a escolha de 12 delegados, sendo seis representantes do poder público e mais seis da sociedade civil, que representarão a cidade de Uberlândia na Conferência Regional, a ser realizada no dia 22 de julho, em Uberaba.