A Prefeitura de Uberlândia iniciou, nesta segunda-feira (14), a primeira etapa da 41ª Campanha de Vacinação Antirrábica. Devem receber a dose cães e gatos com mais de três meses de vida, com exceção daqueles que estejam doentes ou no período de gestação ou lactação. A primeira fase acontece até o dia 15 de agosto, com os agentes do Programa Municipal de Controle da Raiva, da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), percorrendo as propriedades da zona rural, os distritos e comunidades.
O trabalho acontece de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30. Aos sábados, os agentes realizarão a vacinação nos distritos de Tapuirama, Cruzeiro dos Peixotos, Martinésia e nas regiões de Jockey Camping, Chácaras Panorama e Douradinho.
Para que a campanha tenha efetividade, é importante que os proprietários das chácaras e fazendas facilitem a entrada dos vacinadores. Os agentes estão devidamente uniformizados, portando crachá de identificação, e com equipamentos de segurança para fazer a visita.
A iniciativa da Prefeitura de Uberlândia visa garantir que a cidade continue sem registros da doença (uma infecção viral aguda que não tem cura, e é transmitida para o ser humano por meio da saliva de animais) em cães e gatos, o que ocorre há mais de 30 anos. O secretário Municipal de Saúde, Adenilson Lima, lembra da importância da adesão da comunidade à campanha. “A vacinação contra a raiva é fundamental para proteger a saúde de toda a população, tanto humana quanto animal. A raiva é uma doença letal, mas totalmente prevenível por meio da vacina. Por isso, pedimos que todos os tutores levem seus cães e gatos aos pontos de vacinação durante a campanha”, pontuou.
A coordenadora do Programa de Controle da Raiva, Lilian de Andrade, destaca que os proprietários devem ter consciência e aproveitar a oportunidade de prezar pela saúde dos animais. “A prevenção é a vacinação anualmente. Por isso, precisamos da contribuição de todos. No entanto, reforçamos que animais doentes, gestantes ou lactantes devem ser encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses após o desmame ou quando estiverem sadios”, orientou.

A caseira Alícia Inácia de Jesus, que mora em uma propriedade às margens da BR-050, recebeu a equipe do Centro de Controle de Zoonoses na propriedade na manhã desta segunda (14). Ela e a família cuidam de cinco cães de grande porte. “Fico muito agradecida pelo trabalho da equipe de Zoonoses. A vacinação dos nossos animais é uma segurança para todos nós aqui da fazenda e da região. A raiva é uma doença perigosa e cabe a nós cuidarmos dos bichos. A Prefeitura de Uberlândia está cuidando da gente fazendo essa vacinação. Sempre que tiver campanha pode contar comigo para colaborar”, afirmou.