A Prefeitura de Uberlândia revogou a situação de emergência declarada pelo Decreto 21.663, de 26 de fevereiro de 2025, conforme publicação no Diário Oficial do Município desta terça-feira (15).
A decisão segue recomendação técnica da Vigilância Epidemiológica (Vigep), com base nos critérios definidos no Plano de Contingência, da Secretaria Municipal de Saúde. A medida foi motivada pela redução superior a 75% nas notificações de novos casos de arboviroses (doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, chikungunya e zika).
A recomendação técnica também considerou o declínio constante de casos graves nas últimas quatro semanas, levando para um cenário epidemiológico estável, com baixa incidência de novos casos. Além disso, a curva de transmissão também apresenta tendência de queda contínua, com projeção de atingir índices inferiores a 100 casos por 100 mil habitantes ao mês.
De acordo com o atual cenário, as diretrizes do Plano de Contingência enquadram o município em Nível 0, caracterizado por manter as ações de rotina, vigilância ativa e estrutura mínima para resposta rápida em caso de nova elevação dos casos.