Paratletas e treinador da equipe da Prefeitura de Uberlândia – formada por meio de parceria entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Praia Clube – foram convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para participar da 3ª Fase de Treinamento de Halterofilismo. O evento será realizado no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo (SP), entre os dias 3 e 9 de agosto.
A Futel/CDDU/Praia Clube será representada pelos paratletas Caroline Fernandes, Edilândia Araújo, Lara Lima, Marco Túlio Cruz, Mateus Assis e Valéria Santos e pelo treinador Weverton Santos, profissional de educação física da Futel.
“O CPB convoca para as fases de treinamento apenas os paratletas e treinadores que se destacam em todo o país pelos seus resultados. Graças ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura e parceiros, Uberlândia se tornou uma grande potência no paradesporto e sempre marca presença em eventos como esse”, disse a diretora de paradesporto da Futel, a profissional de educação física Fernanda Costa.
Conquistas recentes
No mês passado, a Futel/CDDU/Praia Clube conquistou 14 medalhas (6 de ouro, 5 de prata e 3 de bronze) na 2ª Fase Nacional de Halterofilismo Circuito Loterias Caiха. A competição foi realizada em São Paulo (SP), nos dias 21 e 22, com a participação de competidores de todo o país. Também em junho, a equipe conquistou 29 medalhas (16 de ouro, 9 de prata e 4 de bronze) no Meeting Loterias Caixa de Halterofilismo, disputado em Belo Horizonte (MG).
Em março, a equipe uberlandense conquistou o 1º lugar na 1ª Fase Nacional de Halterofilismo Circuito Loterias Caiха, realizada em São Paulo (SP), com a participação de 160 paratletas de todo o país. A Futel/CDDU/Praia Clube obteve 17 medalhas, sendo 6 de ouro, 5 de prata e 6 de bronze. Além disso, os paratletas Marco Túlio Cruz e Edilândia Araújo estabeleceram novos recordes brasileiros em suas categorias – “Até 49 kg” e “Acima de 86 kg”, respectivamente.