A Prefeitura de Uberlândia recebeu, nesta quinta-feira (17), no Centro Administrativo Municipal, a 3ª reunião do Pacto pela Inovação. No encontro, as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gestão Ambiental e Sustentabilidade e Juventude apresentaram, coletivamente, ações propostas para enfrentar os macros desafios definidos durante a primeira reunião do Pacto pela Inovação. Estiveram presentes representantes de 30 entidades signatárias.
“A inovação é uma de nossas mais fortes características e o Pacto pela Inovação já colocou Uberlândia em um novo ciclo de desenvolvimento. Esse movimento une diversos setores públicos e privados e, em breve, nossa cidade será reconhecida como um dos maiores ecossistemas de inovação e inteligência artificial do Brasil. Essas ações surtirão muitos efeitos positivos, como novas perspectivas de empreendimentos, renda dos trabalhadores e, consequentemente, do poder de consumo”, disse o prefeito Paulo Sérgio.
Ao todo, a reunião contou com a apresentação oficial de 22 projetos estruturados para enfrentar os macros desafios. Cada projeto contou com apresentações de até dois minutos, feitas pelos signatários responsáveis. A dinâmica visou garantir clareza e celeridade, proporcionando uma visão ampla e estratégica das iniciativas propostas.
Os cinco macros desafios apontados pelo Pacto pela Inovação são:
· Educação e cultura de inovação;
· Retenção e atração de talentos;
· Ambiência para inovação;
· Rede e colaboração;
· Capital e investimento.
“O intuito desta reunião foi alinhar estratégias e avançar, ainda mais, no desenvolvimento conjunto das iniciativas. Através do Pacto pela Inovação, buscamos fortalecer o ecossistema de inovação local por meio de discussões e ideias propostas pelos membros participantes. Também abrimos espaço para analisar, validar e contribuir com sugestões, garantindo o alinhamento entre as instituições signatárias”, ponderou o secretário da pasta, Fabiano Alves.
Além desta reunião sediada pela Prefeitura de Uberlândia, as duas primeiras foram realizadas na Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) e na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Pacto pela Inovação
O Pacto pela Inovação é um movimento de articulação e eficiência na realização de projetos transformadores para Uberlândia, além de servir como uma soma de recursos e parcerias entre a iniciativa privada e o poder público. O projeto também é apoiado por representantes de instituições, entidades, empresas e startups.
Atualmente, o Pacto pela Inovação conta com 37 signatários que contribuem com o desenvolvimento do ecossistema de Uberlândia. A previsão é de que sejam realizados de dois a três encontros anuais, nos quais os signatários se reunirão em fóruns para definir e priorizar os principais macro desafios do Município. Esses desafios servirão de base para a criação e execução de projetos estruturantes de médio e longo prazo, visando o fomento à inovação, gerar oportunidades e fortalecer o ecossistema local.