A Prefeitura de Uberlândia, em parceria com a Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (Faepu), realizou, neste sábado (19), um Simulado de Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV). A ação foi promovida em um ponto estratégico na BR-365 (Km 63, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal), no perímetro urbano de Uberlândia, e envolveu a atuação coordenada de diversas forças de segurança, saúde e defesa civil.
O objetivo do Simulado foi testar e aperfeiçoar os protocolos de atendimento em emergências com grande número de vítimas, como acidentes de trânsito de grandes proporções, desastres naturais ou eventos com risco químico, biológico, radiológico e nuclear (QBRN).

Na manhã deste sábado (19), foi simulado um capotamento de ônibus com 50 vítimas com múltiplas fraturas e até óbitos. Cerca de 500 pessoas participaram das operações.
Durante o treinamento, foram simuladas ações como triagem de feridos, resgate, transporte, atendimento médico de urgência e gerenciamento de crise. A atividade também serviu para avaliar o tempo de resposta, a integração entre os serviços e a capacidade de mobilização dos recursos humanos e logísticos.

Segundo o secretário municipal de Saude, Adenilson Lima, o Simulado é um exercício de preparação para a rede de saúde lidar com os grandes incidentes. “O Simulado é fundamental para garantir que nossos profissionais estejam preparados para agir com eficiência em situações reais de emergência. É uma forma de salvar vidas por meio do planejamento, treinamento e integração entre os órgãos envolvidos”, explicou.

Entre os parceiros envolvidos no Simulado de Incidente de Múltiplas Vítimas estavam a Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (Faepu), equipes técnicas da rede pública de Saúde, Defesa Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Hospital Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro, Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) e a concessionária EPR Triângulo.