A fim de continuar garantindo atendimento em saúde à população de Uberlândia, o prefeito Paulo Sérgio esteve, nesta quarta-feira (23), em Brasília (DF), para uma reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Acompanhado do secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima, o prefeito solicitou a recomposição no valor do Teto Financeiro da Média e Alta Complexidade (MAC) para o município e discutiu novas tratativas do cronograma de implementação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
“Reivindicamos que o Ministério da Saúde ajuste o valor do Teto Mac que é de, aproximadamente, R$ 85 milhões, para termos condições de continuar garantindo nossos atendimentos pelo SUS no município e também de aderir ao Samu. Atualmente, o município já gasta 37% de todo orçamento com a manutenção dos serviços de saúde, e com a recomposição teremos condições de garantir o financiamento adequado da assistência hospitalar e ambulatorial, possibilitando uma melhor manutenção e a expansão dos serviços oferecidos à população”, detalhou o prefeito Paulo Sérgio.
Em relação às tratativas para implementação do Samu, o prefeito destacou que, mesmo com a decisão de aderir ao serviço, é preciso que os governos federal e estadual cumpram com as obrigações. “Precisamos que os governos envolvidos viabilizem, prioritariamente, as ambulâncias necessárias para início dos atendimentos. A nossa documentação está correta e já foi enviada para o governo estadual. Também precisamos dos recursos para financiamento das obras. Sem essa contrapartida, fica inviável dar continuidade”, afirmou.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima, foram solicitados, novamente, a liberação dos recursos para reforma e ampliação da UAI São Jorge, e o financiamento da construção da UPA Oeste, no bairro Monte Hebron, e também parte da construção da UPA Leste, no bairro Morumbi.
“Já estamos com o projeto aprovado e aguardando essas liberações para darmos início à reforma da UAI São Jorge. Para a UPA Oeste, já temos o terreno escolhido no bairro Monte Hebron e o projeto está em fase final de elaboração. O ministro se mostrou favorável aos recursos solicitados e, agora, aguardamos a resposta para iniciarmos os próximos passos”, disse o secretário.