Reforçando o compromisso com o saneamento básico em Uberlândia, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) está com duas frentes de trabalho em andamento no setor Oeste de Uberlândia. O foco das obras é a ampliação da rede de esgotamento sanitário e o reforço da infraestrutura necessária para atender à expansão urbana da região e melhorar a qualidade de vida dos moradores, seguindo, assim, uma diretriz do prefeito Paulo Sérgio.
No bairro Jardim Holanda, as obras foram iniciadas nesta semana e contemplam a implantação de, aproximadamente, 480 metros de rede coletora em PVC DN 300mm. Os trabalhos estão concentrados entre a rotatória das avenidas Palestina e Jardim Holanda, com extensão até a Alameda José de Oliveira Guimarães. O objetivo é melhorar a capacidade do sistema e ampliar a eficiência no atendimento aos bairros do entorno. A previsão de conclusão é até o dia 31 de agosto, com investimento de R$ 400 mil em recursos próprios do Dmae.
Já no bairro Panorama, a autarquia executa, desde o dia 7 de julho, a segunda etapa de expansão da rede coletora de esgoto. Estão sendo implantados 780 metros de tubulação na rua Sibipiruna, promovendo a interligação da nova rede de esgoto da região, concluída em julho de 2024, durante o governo Odelmo Leão e Paulo Sérgio, até a elevatória do bairro Jardim Célia. A partir dali os efluentes seguem para tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha. A entrega dessa etapa está prevista para 31 de julho.
“São obras estratégicas que integram nosso planejamento para garantir a eficiência do sistema de esgotamento sanitário. A região Oeste tem se desenvolvido rapidamente, e estamos investindo para acompanhar esse crescimento com responsabilidade e qualidade nos serviços prestados”, afirmou o diretor de Esgotamento Sanitário interino do Dmae, Gabriel de Assis