O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) firmou uma parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), por meio do programa Mesa Brasil, com o objetivo de fortalecer ações voltadas à sustentabilidade, ao combate ao desperdício de alimentos e à correta destinação de resíduos. A iniciativa visa a implantação de coleta seletiva e compostagem nas instituições atendidas pelo Mesa Brasil em Uberlândia. Os trabalhos começam na primeira semana de agosto, com o início das visitas às 94 instituições parceiras do programa.
A parceria tem como foco central a gestão sustentável dos resíduos orgânicos e recicláveis, com resultados diretos para o meio ambiente e a qualidade de vida da população, seguindo, assim, a diretriz do prefeito Paulo Sérgio. A iniciativa contribui para a redução do volume de resíduos enviados ao aterro sanitário de Uberlândia, ampliando sua vida útil, além de minimizar problemas sanitários relacionados ao descarte inadequado de orgânicos, como mau cheiro e proliferação de vetores. Outro ponto importante é a valorização do trabalho dos catadores organizados em associações e cooperativas, promovendo inclusão social e geração de renda.
O adubo orgânico produzido por meio da compostagem substitui fertilizantes químicos, incentivando a agricultura familiar e a criação de hortas destinadas à alimentação de populações em situação de vulnerabilidade. Além disso, o projeto valoriza o reuso e a reutilização de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, promovendo a segurança alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade. O programa também atua com ações educativas e incentiva práticas sustentáveis que se alinham aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente os ODS 2 (Fome Zero), 11 (Cidades Sustentáveis), 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).
A parceria entre Dmae e Sesc representa um passo importante rumo a uma Uberlândia mais sustentável, unindo esforços no combate ao desperdício, à fome e à degradação ambiental. “Essa parceria com o Sesc, por meio do programa Mesa Brasil, é extremamente significativa porque amplia o alcance das nossas ações de coleta seletiva e compostagem junto a instituições que já realizam um trabalho social relevante. Ao integrar sustentabilidade e segurança alimentar, conseguimos promover o desvio de resíduos dos aterros, incentivar o reaproveitamento de alimentos e fortalecer a educação ambiental, com impacto direto na qualidade de vida da população e na preservação dos recursos naturais”, disse o supervisor de Gestão de Resíduos Sólidos do Dmae, Arthur Rosa Públio.
O projeto prevê o apoio técnico e logístico do Dmae na instalação da coleta seletiva nas instituições parceiras do Sesc, bem como na orientação e estruturação de processos de compostagem dos resíduos orgânicos. A implementação será feita com apoio da equipe do Núcleo de Coleta Seletiva do Dmae, que ficará responsável por visitas técnicas, educação ambiental e fornecimento de infraestrutura mínima, como contêineres, sacos de ráfia e materiais educativos. Já o Sesc, além de indicar e articular as instituições participantes, será responsável pela disponibilização dos dados de reuso de alimentos, que passarão a integrar os indicadores de desvio de resíduos da cidade.