Os relevantes trabalhos realizados pela Prefeitura de Uberlândia, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SME), resultaram no reconhecimento e indicação da secretária municipal de Educação, Tania Toledo, como delegada, com poder de voto, durante o 20º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. O evento é promovido nesta semana pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em Salvador, capital baiana, e conta com a participação de três mil dirigentes do setor educacional público. Juntos, eles debatem e apresentam propostas educacionais e de acordo com o tema “Plano Decenal de Educação, política de Estado para garantir o direito à educação”.
“O trabalho da Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia ter sido reconhecido e sermos indicados, com poder de voto, é motivo de alegria para todos nós. Temos uma equipe muito dedicada e que trabalha ininterruptamente, tanto nas escolas, quanto no Cemepe (Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz) e na nossa sede. Graças a esse empenho coletivo, estamos obtendo resultados em nossa rede de educação que ultrapassa os limites municipais e nos projeta nas esferas estadual e nacional”, disse a chefe da pasta, Tania Toledo.
A secretária é uma das delegadas indicadas no Fórum Estadual. Isso significa que ela tem direito a voto na eleição da nova diretoria executiva e do conselho fiscal da Undime responsáveis pela gestão no biênio 2025-2027, que acontece nesta terça-feira (29). A diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Carla Barbosa, também está participando do evento para atualização de informações e aplicação na rede municipal de ensino de Uberlândia.

O Fórum reúne secretários municipais de Educação, prefeitos, gestores, educadores, técnicos e convidados de todos os estados brasileiros para dialogar sobre os desafios e as perspectivas da educação pública para os próximos 10 anos. O tema escolhido reflete a urgência de consolidar um planejamento educacional de longo prazo, que transcenda as alternâncias de gestão e assegure a continuidade e a efetividade de políticas que garantam a todos o direito à educação.
Programação e números do Fórum
A programação do Fórum conta com palestras e salas temáticas com abordagens sobre alfabetização, financiamento da educação básica pública, educação infantil, estratégias de enfrentamento das desigualdades educacionais, educação especial na perspectiva inclusiva, valorização dos profissionais do magistério, educação em tempo integral, Planos Municipais de Educação, Pacto Federativo e regimes de colaboração, entre outros assuntos.
Em números, o Fórum contabiliza três mil participantes, mais de 60 palestrantes, 10 painéis, 20 salas temáticas, seis estandes de patrocinadores, três estandes de parceiros institucionais da Undime, 51 estandes de empresas expositoras credenciadas e um espaço para atendimentos governamentais.
Undime
A entidade representa todos os municípios brasileiros na área educacional, desempenhando um papel fundamental na promoção do debate, na troca de experiências e na formulação de políticas que fortaleçam a qualidade do ensino nas redes municipais. A Undime é constituída por dirigentes municipais de educação em exercício e sua sede nacional fica em Brasília (DF).