O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) inicia, nesta quinta-feira (31), uma nova etapa do Programa Buriti, com visitas a conselhos comunitários rurais situados próximos ao curso do rio Uberabinha. O objetivo é apresentar as atualizações do programa e mobilizar novos produtores para aderirem às ações de preservação ambiental. A primeira reunião acontece às 19h, com membros do Conselho Comunitário de Desenvolvimento Rural de Martinésia, na quadra do distrito, localizada na avenida Central, nº 58.
As visitas servirão para divulgar as mudanças introduzidas pela Lei Municipal nº 14.405/2025, de autoria do prefeito Paulo Sérgio e sancionada em maio pelo chefe do Executivo Municipal, que amplia a área de atuação do Buriti. Antes restrito às propriedades localizadas a montante (rio acima) das captações, o programa agora também pode atuar a jusante (rio abaixo), abrangendo pequenas, médias e grandes propriedades rurais situadas após os pontos de captação do Rio Uberabinha, Ribeirão Bom Jardim e Rio Araguari.
“Queremos expandir o programa para atender mais propriedades, preservando as matas ciliares e garantindo maneiras mais eficientes de diminuir a degradação ambiental que pode atingir nossos mananciais”, destacou o coordenador da Gerência Ambiental do Dmae, Guilherme Miranda.
Com a nova legislação, o Programa Buriti poderá atuar em uma faixa de mais de 61 km, entre a Estação de Tratamento de Água (ETA) Sucupira e o Córrego Guaribas, e também do Córrego do Salto até o limite do município com Tupaciguara (MG).
Sobre o Programa Buriti
Criado em 2008, o Programa Buriti é uma importante iniciativa de preservação e recuperação de nascentes, matas ciliares e áreas de preservação permanente (APPs) nas bacias hidrográficas que abastecem o município de Uberlândia.
Desde sua criação, o programa já alcançou números expressivos, com 557 mil mudas nativas plantadas, 697 mil metros lineares cercados para proteção de APPs, mais de 16 mil horas-máquina dedicadas a obras como barraginhas, terraceamento, curvas de nível e readequação de estradas vicinais e 7,6 mil hectares preservados com ações diretas. Tudo isso sem custo para o produtor rural, que recebe apoio técnico, insumos e execução das melhorias nas áreas contempladas.
Os interessados em aderir ao programa ou obter mais informações podem entrar em contato pelo e-mail programaburitidmae@gmail.com ou pelo telefone (34) 3233-2564.